Grupo protesta contra municipalização de escolas estaduais em Feira de Santana

whatsapp-image-2022-02-16-at-20.53.41

Um grupo de professores, pais e estudantes de três escolas estaduais de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 quilômetros de Salvador, fizeram um protesto, na tarde desta quarta-feira (16), contra a municipalização de algumas unidades. A manifestação aconteceu no pátio do Núcleo Territorial de Educação (NTE).

Segundo os manifestantes, a municipalização de escolas estaduais como Leolinda Bacelar, Agostinho Fróes da Mota e Monsenhor Severino Soares, vai prejudicar os estudantes, porque eles vão precisar se deslocar para unidades mais distantes.

A municipalização atende a uma lei federal que determina que o ensino fundamental seja do município e o ensino médio, de responsabilidade do estado. O processo ocorre ao longo dos últimos 20 anos e vai atingir seis escolas da cidade.

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação da Bahia (APLB) informou que uma reunião estava marcada com a diretora do NTE, no entanto, foi desmarcada. A data, no entanto, não foi detalhada.

À reportagem da TV Subaé, afiliada da TV Bahia, o NTE afirmou que a reunião entre a comissão de educação do município e a Secretaria de Educação do Estado (SEC) estava marcada, mas precisou ser adiada porque houve uma troca de superintendente da SEC. Até esta quarta-feira, não há prazo para uma nova reunião.

Informações: G1

OUTRAS NOTÍCIAS