Greve dos bancários chega ao fim e bancos abrem nesta terça-feira (7)

bancarios
bancarios
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Os bancários de Feira de Santana decidiram encerrar a greve e devem retornar ao trabalho a partir das 10h desta terça-feira (7). A decisão foi tomada no início da noite desta segunda-feira, durante assembleia na sede do Sindicato dos Bancários. Apenas os trabalhadores do Banco do Nordeste não aceitaram a proposta dos banqueiros e permanecem em greve.

A greve iniciou na última terça-feira (1) e foi considerada uma das mais rápidas realizadas pela categoria. O diretor de comunicação do sindicato, Edmilson Cerqueira, disse ao Acorda Cidade que os trabalhadores conseguiram reajuste salarial de 8,5% e 9% do piso, além de 10% de aumento do tíquete alimentação e melhorias na participação dos lucros e resultados.

A categoria pediu inicialmente reajuste salarial de 12,5%, sendo 5,8% de aumento real e participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários, além de uma parcela adicional de R$ 6.247 e piso de R$ 2.979,25. 8,5% e 9% do piso, 10% no tíquete de alimentação.

“Quando a greve é muito forte ela tende a ter uma resolução mais rápida. Além disso, a força e a união da categoria favoreceu o fim dela. A velocidade com que os bancários aderiram e fecharam a as agências demostrou a Fenaban que um caos aconteceria se a greve se prolongasse mais. Esperamos para o ano que vem que em um ou dois meses de negociação os bancários não precisem mais fazer greve para terem seus reajustes”, disse Edmilson ressaltando que em quatro dias dez mil agências já estavam fechadas em todo o país. Informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

OUTRAS NOTÍCIAS