Governo negocia para que empresa chinesa de carros elétricos ocupe fábrica da Ford

IMAGEM_NOTICIA_5-1

A novela envolvendo a fábrica que vai substituir a Ford no complexo industrial de Camaçari parece estar próxima de seu desfecho. O Governo da Bahia negocia com a Build Your Dreams – BYD, gigante empresarial chinês, que atua em várias áreas e é o maior fabricante de carros elétricos da China. A informação foi inicialmente publicada pelo site Bahia Econômica e confirmada pelo Bahia Notícias.

A empresa BYD, faz parte do consórcio Skyrail Bahia, para construção do VLT/monotrilho do Suburbio de Salvador. O novo sistema de transporte sobre monotrilho que ligará a região do Comércio, em Salvador, até a Ilha de São João, no município de Simões Filho.

Conforme o site, a BYD havia inicialmente manifestado  interesse em comprar a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP), mas o negócio não avançou e a empresa ampliou as negociações com o governo da Bahia para se instalar em  uma parte do complexo industrial da Ford para montar uma fábrica de automóveis.

Na semana passada, o governador Rui Costa adiantou que as negociações estão avançadas para concluir a atração de uma nova montadora de veículos onde antes funcionava a fábrica da multinacional norte-americana. O petista garantiu que o anúncio da nova fabricante não deve demorar para acontecer (veja aqui).

Em dezembro do ano passado o governador já havia sinalizado para a chegada da substituta da Ford. Durante inauguração do Hospital Materno Infantil, em Ilhéus, o petista sinalizou que a Bahia estava “muito perto de poder anunciar uma solução da questão da Ford” (lembre aqui).

A montadora anunciou no início de 2021 o encerramento da produção nas unidades fabris no Brasil, entre elas, a de Camaçari. A fábrica tinha cerca de 4 mil empregados. O fechamento da unidade impactou a economia do estado (reveja aqui).

OUTRAS NOTÍCIAS