Governo Municipal reajusta em 13% salários de professores da rede municipal e antecipa salário de fevereiro

Entrevista-Educa__o-Fotos-Washington Nery-29-01-15 (4)

Entrevista-Educa__o-Fotos-Washington Nery-29-01-15 (4)

Na tarde de ontem (29/01), na sala de imprensa da Prefeitura Municipal o prefeito José Ronaldo de Carvalho juntamente com a secretaria de educação, Jaiana Ribeiro anunciaram o reajuste salarial dos professores deste ano, definido em 13,1% pelo governo federal, vale salientar que o reajuste deverá ser acrescido aos vencimentos destes servidores já em fevereiro.

Essa iniciativa do Executivo, que vai ser enviado à Câmara Municipal. O governo também vai propor que o legislativo autorize que o índice de 2016 seja pago já a partir de janeiro daquele ano. Em 2014 o reajuste foi liberado em abril.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho lembrou que a data base do funcionalismo público municipal é em maio, mas que os professores tiveram seus reajustes de 2014 creditados em abril. “Vai ser um esforço muito grande da municipalidade, nesta mudança da política salarial. Mas este é o resultado de um trabalho que foi cuidadosamente planejado pelas secretarias de Educação, Administração e da Fazenda. Estudos apontaram a possibilidade desta antecipação”.

 Ele justificou a antecipação do encaminhamento do pedido para o próximo ano: “a Câmara vai estar em recesso em janeiro de 2016”. José Ronaldo disse que a mudança das datas é uma decisão administrativa, mas não se deve perder de vista o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, que fixa em 54% o limite máximo do valor da folha de pagamento, em relação à receita.

 Para o professor Germano Barreto, presidente da APLB-Sindicato (Associação dos Professores Licenciados da Bahia), a antecipação do pagamento do reajuste salarial dos professores da rede municipal será benéfica para a categoria. “Será um avanço considerável”. Nos últimos dois anos a rede municipal foi reforçada com a nomeação de mais de 500 professores.

A secretaria de educação, Jaiana Ribeiro afirma que vários estudos foram feitos para que essa benfeitoria acontecesse. “Nada aconteceu aleatoriamente, estamos estudando as condições da antecipação desse pagamento a muito tempo e várias esferas do Governo Municipal participaram desse estudo para que pudéssemos estar hoje anunciando”, pontua.

OUTRAS NOTÍCIAS