Gestores das escolas municipais conhecem novo formato do Projeto Escolas em Rede

gesto 1

gesto 1

Ampliar a estrutura de apoio às escolas municipais, em um trabalho intersetorial. Este é o objetivo do novo formato do “Projeto Escolas em Rede”, da Secretaria Municipal de Educação, que este ano dará foco na aprendizagem dos alunos. O novo formato foi apresentado aos gestores das escolas municipais, durante uma reunião com os setores da Seduc, na tarde desta segunda-feira, 5, na Escola Municipal Acioly da Silva Araújo, que fica no bairro Muchila.

A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, abriu o encontro destacando os esforços da pasta para manter os principais programas e projetos, num ano crítico.
“Na conjuntura nacional, ainda atravessamos um período de crise, mas a Seduc está se empenhando para manter e também ampliar as principais ações, além de manter as escolas funcionando com os principais itens, como é o caso da merenda, materiais de apoio do aluno e material pedagógico, fardamento, etc”, explica a secretária.

gesto 2

Jayana Ribeiro ressaltou também a importância do cumprimento do calendário escolar: “Precisamos garantir os 200 dias letivos que os nossos alunos têm direito, conforme estabelecido em lei e no calendário de reposição das aulas”, afirma a secretária se referindo à programação das atividades para o ano de 2017.

A diretora do Departamento de Ensino, professora Jozelia Araújo, da Seduc, apresentou o planejamento do Escolas em Rede, projeto que foi iniciado em 2015 e que em 2017 irá envolver, inicialmente, 92 escolas. “Começaremos com um número específico de escolas para focarmos nas necessidades de cada uma, porém, as demais não serão desassistidas. A nossa meta é atender a toda a Rede Municipal de Ensino”, destaca Jozelia.

gesto 3

Num primeiro momento, serão atendidas 13 escolas da Educação Infantil; 45 do Ensino Fundamental anos iniciais; 15 escolas do Ensino Fundamental séries finais; e 34 escolas da Educação de Jovens e Adultos. Para o acompanhamento nas escolas, os técnicos da Seduc farão visitas regulares e também durante encontros.

A diretora do Departamento de Manutenção Predial, Flávia Aguiar, relembrou o compromisso da Seduc em ampliar a Rede Municipal de Ensino e oferecer escolas com melhor infraestrutura. “Este ano já entregamos nove escolas entre reformas e novos prédios. A previsão é de entregarmos mais cinco unidades de ensino ainda no primeiro semestre. Muitas outras, a exemplo da Escola Quilombola, que já tem seu projeto pronto, serão construídas ao longo dos próximos meses”, afirma.

A professora Nívia Maria Oliveira, diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento Educacional (DADE), abordou temas importantes como a distribuição da merenda escolar, fardamento e livros didáticos: “São compromissos que a Seduc assume no sentido de buscar garantir o melhor funcionamento das escolas”, comenta.

 

OUTRAS NOTÍCIAS