Fraude na saúde pública:SUS cobrou por parto em homem e operação de próstata em mulher

2aded2604a607d5809da6fee298fe8c5

2aded2604a607d5809da6fee298fe8c5

O programa Fantástico veiculou neste domingo(8)  reportagem que mostrou como hospitais em todo Brasil estão operando milagres na hora de cobrar do SUS por internações e atendimentos médicos. O programa teve  acesso a mais de 20 mil fichas hospitalares suspeitas de fraudes e erros grosseiros como o caso ocorrido na Bahia com um homem chamado Ednilton,  morador na periferia de Salvador, casado e que  tem três filhos. Ele procurou o hospital geral Roberto Santos, em 2011, para fazer uma pequena cirurgia. A instituição apresentou a fatura e recebeu do SUS pelo serviço.

Mas o hospital apresentou uma outra conta sobre a passagem do paciente naquela época. A fatura tem um período de internação maior, valores mais altos. E um procedimento no mínimo surpreendente para um homem. Segundo o registro, Ednilton passou por uma cesariana, teria feito um parto. E o SUS pagou por isso. Custo: R$ 1 mil.

Outro caso aconteceu na Casa de Saúde Santa Maria, em São Gonçalo (RJ). A senhora Crenilda dirigiu-se até aquela unidade de saúde  para operar a vesícula. Passou dois dias no hospital. A instituição criou uma segunda AIH (a autorização de internações hospitalares) com os dados da paciente. Mudou apenas o sexo no registro. E cobrou do SUS o procedimento que só pode ser feito em homens: a retirada da sua próstata.

O Diário Oficial da União vai publicar nesta segunda-feira (9) mudanças no sistema de pagamento das AIHS. O objetivo é aumentar a segurança e evitar fraudes. A alteração será realizada aos poucos e, a partir de fevereiro de 2014, todos os hospitais do Brasil deverão usar o novo sistema. Fonte: Redação com informações do G1.

OUTRAS NOTÍCIAS