Fique esperto

Fique esperto

Os israelitas examinaram as provisões dos heveus, mas não consultaram o Senhor. Josué 9:14

Existem pessoas que nos fazem de bobos e nem percebemos. Isso é irritante, não acha? Eu (Júlio) entendi isso naquela semana em que fui ao tribunal. Um jovem chamado Pablo seria julgado. Parecia coisa de filme: juiz, advogados, testemunhas, réu… O que mais me impactou foram os telefonemas apresentados como prova. Um deles revelava todo o plano sórdido que a quadrilha de traficantes tinha feito. Pablo era apenas uma pequena parte do esquema.

Sua função era distrair a polícia e, assim, permitir que o resto do bando passasse ileso com a maior parte da droga. Alguém da própria quadrilha fez uma denúncia anônima: “Olha, tal hora em tal lugar um rapaz assim e assim vai transportar droga numa mochila de tal cor.” Então a polícia foi lá e o autuou em flagrante enquanto os indivíduos mais importantes no esquema escapavam, levando bastante droga. Funcionou como o planejado. Pablo foi preso. A gangue, por sua vez, escapou impune. Ele confessou depois: “Nunca me senti tão usado!”

Josué viveu uma experiência similar ao ser enganado pelos gibeonitas. Eles foram a Israel fazendo-se passar por diplomatas de uma nação distante, mas era armação. Fingiram ser quem não eram e propuseram um acordo de paz. No entanto, a mentira tem perna curta. O engano logo foi descoberto, e eles foram punidos. Israel, por pouco, não entrou numa guerra fracassada com as nações vizinhas por causa dos gibeonitas, seus “aliados indesejados”. Os israelitas só escaparam da destruição porque Josué e os demais líderes, dessa vez – diferentemente da primeira –, decidiram consultar o Senhor antes de agir (Js 10:7, 8). Aprenderam a lição.

Espero que você também aprenda com os erros alheios. Melhor para você. É menos doloroso e menos irritante, concorda? Não é covardia; é sabedoria. Não ouse sair de casa sem Deus. E não vá à guerra sem depender Dele. Também não se alie com pessoas que Ele não escolheu para você. Fique perto. Ligado a Deus, ninguém fará você de bobo. Para muita gente, você é apenas uma peça descartável no tabuleiro. Para Deus, você tem valor inestimável. Pense nisso.

OUTRAS NOTÍCIAS