Fifa anuncia plano para 48 seleções na Copa: América do Sul teria seis vagas

futeboooooool

A Fifa anunciou nesta quinta-feira a proposta final para aumentar o número de participantes na Copa do Mundo para 48 seleções a partir de 2026. As principais diferenças seriam uma vaga direta para a Oceania – na fórmula atual, o campeão disputa uma repescagem contra uma equipe da América do Sul – além de uma fase de repescagem entre seis equipes disputando duas vagas extras. A homologação deste sistema será decidido no dia 9 de maio, no Conselho da Fifa, em Manama, no Bahrein.

O país-sede continuará se classificando automaticamente para a Copa do Mundo e tomando uma das vagas de seu continente. Por exemplo, se o Brasil sediar o Mundial de 2026, a América do Sul deixa de ter seis vagas diretas e passa a ter cinco. Em caso de coparticipação para sediar a Copa, o conselho da Fifa irá decidir se todos (ou quais) países se classificam sem participar das Eliminatórias.

A maior novidade fica mesmo na fórmula de disputa da fase de repescagem. Com a exceção da Europa, as outras cinco confederações terão um representante nos playoffs para vagas extras na Copa do Mundo. O sexto participante viria da confederação do país-sede. Ou seja, a Europa só teria participação na fase de repescagem caso um país europeu seja a sede do Mundial.

O sistema de repescagem seria um torneio eliminatório e disputado no país-sede da Copa do Mundo, possivelmente em novembro do ano anterior ao torneio, e serviria como um evento teste. As duas seleções melhor ranqueadas na Fifa aguardam os vencedores dos outros dois confrontos entre os quatro piores no ranking. A Copa das Confederações fica com um futuro incerto, uma vez que a Fifa não decretou se ela continuará existindo.

Como seriam distribuídas as 48 vagas na Copa do Mundo de 2026:

Ásia: 8 vagas diretas

África: 9 vagas diretas

América do Norte e Central: 6 vagas diretas

América do Sul: 6 vagas diretas

Oceania: 1 vaga direta

Europa: 16 vagas diretas

Repescagem: 2 vagas

Fonte | G1

OUTRAS NOTÍCIAS