Festival Fartura chega a São Paulo com chefs de diferentes regiões do Brasil

Festival-Fartura

O Festival Fartura reúne alguns dos principais chefs da gastronomia brasileira e, nesta sexta-feira, 18, chega a São Paulo – depois de passar por Belo Horizonte (MG), Nova Lima (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC) e Lisboa, em Portugal. Por aqui, a programação começa pelo restaurante Capim Santo, no Museu da Casa Brasileira, e depois terá continuidade no Jockey Clube.

Na abertura do evento, a chef Morena Leite (que também é curadora do projeto) recebe Thomas Troisgros e Raphael Rego, do restaurante parisiense Oka, para um jantar especial com os chefs de outros estados que também participarão das ações. No fim de semana, será a vez de o hipódromo abrir ao público, além de apresentar produtores premiados e atrações artísticas.

Com representantes da culinária de todos os estados, o Festival Fartura já confirmou presença de Paulo Anijar, do Santa Chicória, em Belém (PA); Willian Vieira, d’O Guará – Cozinha Catarinense, em Joinville (SC); Thiago Paraíso, do Ouriço, em Brasília (DF); e Flavio Trombino, do Xapuri, em Belo Horizonte (MG) – todos eles com estandes que servem pratos de diferentes regiões do país durante o evento no espaço Restaurantes do Brasil.

“Com a realização da Temporada Fartura, vamos mostrar a variedade da nossa culinária e a gastronomia como uma verdadeira potência econômica, que reúne desde simples cozinheiros a grandes chefs em conjunto com produtores rurais, indústrias de alimento e comércio. A gastronomia é um grande patrimônio cultural e econômico brasileiro e é também a nossa causa, a nossa essência.”, explica Rodrigo Ferraz, diretor do projeto.

Ainda haverá o Mercearia Fartura, com produtores brasileiros premiados (ainda não revelados pela organização), além de participações ao vivo no Espaço Electrolux e no Cozinha ao Vivo Fartura, com preparação de pratos na hora, explicações das receitas para o público e venda de produtos.

Na atração ao vivo estão confirmados Georgia Santiago, do Muá Tuá, em Fortaleza (CE); Ian Baiocchi, do Iz Restaurante, em Goiânia (GO); Claudia Krauspenhar, do K.sa Restaurante, em Curitiba (PR); Giovanna Grossi, do Animus Restaurante, em São Paulo (SP); Denise Rohnelt, Letras Saborosas, em Boa Vista (RR); Cumpade João, do Casa de Cumpade, em Campina Grande (PB); Sérgio Jucá, do Restaurante Sur, em São Miguel dos Milagres (AL); Yuri Machado, do Ca-Já Restaurante, em Recife (PE); Lucas Caslu, de Campo Grande (MS); Marcelo Cotrim, do Cotrim Gastronomia, em Cuiabá (MT); Deocleciano Brito, do Espaço Inspiração Gourmet, em Rio Branco (AC); Daniel Cavalcanti, do Cascudo Bistrô, em Nata (RN); e Dan Duarte, do Dona Divina, em Aracajú (SE).

Já o espaço Brasa e Lenha, dedicado a assados e churrasco, terá o chef Antônio Costaguta, trazido diretamente do Projeto El Topador, em Porto Alegre (RS). Por sua vez, os espaços Conhecimento e Interativo terão aulas com Tereza Paim, de Salvador (BA); Geane Gomes, do 313 Restaurante, em Macapá (AP); Barbara Verzola, do Soeta, em Vitória (ES); Danilo Dias, do Flor de Vinagreira, em São Luiz (MA); Igor Rocha, de Teresina (PI); Marita Moura, de Porto Velho (RO); Dona Clarinda, do Biatuwi – Casa de Comida Indígena, em Manaus (AM); e Millena Barros, do Viella Pizzeria, em Palmas (TO).

Mas é claro que também há referências à origem mineira do Festival Fartura, com o espaço Comidaria Forno de Minas, que apresentará receitas de pão de queijo durante todo o evento – que também oferece aos visitantes diferentes opções de vinhos e cervejas especiais. Com mais de uma década e oito edições em São Paulo, o projeto já recebeu mais de 900 mil visitantes.

Fonte: Exame

OUTRAS NOTÍCIAS