Festival do Cavalo acontece de quinta a domingo no Parque de Exposição

Preparativos Festival do Cavalo Foto Arivaldo Publio

Preparativos Festival do Cavalo Foto Arivaldo Publio

Prova de marcha, team penning, apartação, tambor com baliza, argolinha, equoterapia, escola fundamental, hipismo clássico, rodeio, forró, cavalgada e cursos. A partir de quinta-feira, 9, até domingo, 12, o Parque de Exposição João Martins da Silva sedia o Festival de Cavalo, evento que vai colocar Feira de Santana como a capital da eqüinocultura, e vai ser realizado na cidade pela primeira vez. A entrada é franca.

 Também terá feira de animal, artesanato, parque infantil, passeios de pônei e charrete. Será realizado pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Agricultura, e pela ABCCPE (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo de Passeio e Esporte). “Será uma gama de atividades que se tornará opção de lazer para todo o final de semana”, avalia o secretário Ozeny Moraes.

 As atividades no Parque começam nesta quarta-feira, 8, com a realização do curso de doma racional, com animais xucros, terá duração de três dias e aberto a todas as pessoas. Os interessados aprenderão a domar cavalos usando apenas palavras e o estudando o comportamento do animal. Paulo Andrade, instrutor do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) será o facilitador.

festival do cavalo

 De acordo com o instrutor, utilizando-se a técnica o animal é totalmente domado em algumas horas, apenas. “O animal não morde, não pula ou da coice”, diz o presidente da ABCCPE, Leonardo Abreu. Outro curso será o de casqueamento e ferrageamento, que vai preparar os interessados no preparo e trato do casco e como colocar a ferradura nos animais. Os conhecimentos vão substituir a tradição pela técnica. “Sem casco, sem cavalo”. O curso de manejo eqüino vai ensinar como lidar da melhor maneira com o animal.

 Mais de 200 trios inclusive de outros estados, já se inscreveram na prova de team penning, que vai distribuir R$ 20 mil em premiação às equipes finalistas. Será a segunda competição que acontece neste ano no Parque – a primeira foi durante a Expofeira, no mês passado. Numa arena com capacidade para mil pessoas sentadas, mais 12 camarotes, os peões mostrarão suas técnicas ao enfrentar 15 bravos touros e ficar montados durante oito segundos.

OUTRAS NOTÍCIAS