Feira de Santana contará com 103 pontos de vacinação contra covid-19

Capturar

Feira de Santana está preparada para iniciar a vacinação contra a covid-19 a qualquer momento. O prefeito Colbert Martins da Silva confirmou novamente esta informação na manhã desta sexta-feira (15), em contato com o Acorda Cidade e explicou qual a estrutura será disponibilizada.

Nesta sexta-feira (15), o prefeito Colbert Martins confirmou que Feira de Santana está preparada para iniciar a vacinação contra covid-19 a qualquer momento.

De acordo com o prefeito, a vacina AstraZeneca/Oxford, fabricada na Índia está previta para chegar ao Brasil na próxima quarta-feira (20). A distribuição inicial será feita para as capitais e em seguida para as demais cidades.

“Feira hoje tem mais de 300 mil seringas prontas para poder começar imediatamente, e 300 profissionais técnicos de enfermagem. Várias pessoas com habilidade e treinamento suficiente para começar a vacinar amanhã. Se chegar hoje a gente vacina hoje. Além disso temos disponíveis os outros insumos como álcool gel, algodão e transporte”, disse.

Colbert disse que Feira de Santana contará com 103 pontos de vacinação, entre Postos de Saúde da Família – PSF, Unidades Básicas de Saúde – UBS, Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Hospital da Mulher e Hospital da Criança (HEC) e também das estruturas das universidades. Será disponibilizado ônibus e vans para a zona rural, locais mais distantes e instituições de longa permanência de idosos.

O prefeito comentou também que a cidade receberá do Plano de Imunização Nacional cerca de 160 mil doses e no momento inicial, aproximadamente 90 mil pessoas dos grupos prioritários serão vacinadas. O grupo prioritário inicial é composto por profissionais de saúde, cuidadores de idosos, pessoas acima de 65 anos e pessoas com comorbidades. Segundo ele, a primeira etapa de vacinação deverá ser concluída em até 40 dias, para que em seguida ocorra a aplicação da segunda dose da vacina.

Sobre as pessoas que já tiveram a covid-19, Colbert que é médico, professor de epidemiologia enfatizou que estas pessoas podem e devem se vacinar. Ele explicou que quem teve a doença adquire a imunização passiva e a imunização através da vacina é a imunização ativa.

“Vai despertar a imunização mais forte, porque teve gente inclusive que teve a covid mais de uma vez. A resposta imunitária nesse caso foi fraca. Quem já teve covid, pode e deve se vacinar”, frisou.

Nos próximos dias, o prefeito Colbert Martins deverá realizar uma entrevista coletiva para dar mais detalhes sobre a vacinação em Feira de Santana.

OUTRAS NOTÍCIAS