A defesa do deputado federal afastado Paulo Maluf (PP-SP) divulgou relatório médico complementar do Hospital Sirio-Libanês que revela que o político teve progressão do quadro de metástase. Maluf está internado desde o dia 6 no hospital na região central de São Paulo. No último boletim médico divulgado pelo hospital na sexta-feira (13), os exames mostraram ‘múltiplas metástases’ ósseas.
Os exames de tomografia computadorizada por emissão de pósitrons realizados no dia 11 que constaram:
1) Progressão de doença neoplásica com múltiplas metástases ósseas secundárias à neoplasia prostática em:
- a) sacro
- b) em coluna vertebral em vértebra L4
- c) ramo público superior esquerdo.
2) Doença neoplásica em anastomose vesicouretral.
Internado
Maluf foi internado pelo quadro generalizado que inclui pneumonia, atrofia e câncer de próstata. Relatório assinado pelo médico particular do parlamentar, professor Sérgio Carlos Nahas, inclui outros 20 pontos sobre o quadro de saúde do deputado.
O médico apontou, por exemplo, encefalopatia tóxico-metabólica, depressão, confusão mental, alteração de humor e comportamento, osteoporose e degenarações da coluna, entre outros.
Maluf foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 7 anos e 9 meses de prisão por lavagem de dinheiro no período em que foi prefeito de São Paulo – entre 1993 e 1996. Ele chegou à capital paulista no último dia 30 para cumprir prisão domiciliar, depois de ter sido internado em Brasília.
Uma juíza da Vara de Execuções Penas do Distrito Federal chegou a apontar irregularidades na prisão domiciliar, mas o ministro do STF Dias Toffoli manteve a decisão para que o parlamentar cumpra a pena em casa.