Ex-presidente da Ferrari, Sergio Marchionne morre de embolia aos 66 anos

gettyimages-521782458

gettyimages-521782458

Ex-presidente da Ferrari e da Fiat, o italiano Sergio Marchionne morreu na manhã desta quarta-feira, aos 66 anos de idade, no Hospital Universitário de Zurique, capital da Suíça. Marchionne havia deixado todos os seus cargos na última semana, devido à piora de seu estado de saúde. Oficialmente, a causa do falecimento foi uma embolia, após complicações de uma cirurgia no ombro.

No entanto, segundo agências de notícias italianas divulgaram no momento da internação em Zurique, o problema na verdade se originou de um câncer que teria se espalhado, informação não confirmada. Marchionne não aparecia em público desde junho, quando se mostrou fraco e letárgico, o que só aumentava as especulações sobre uma eventual doença mais grave.

Até se afastar, Marchionne ainda vinha conciliando o cargo na Ferrari com o de mandatário da Fiat (proprietária da Ferrari), sendo considerado o grande responsável pela retomada do crescimento nas vendas da atual sétima maior montadora de automóveis do mundo, desde a fusão com a americana Chrysler.

Marchionne, que estava na Fiat desde 2003 e assumiu a presidência da Ferrari em 2016, deixa viúva e dois filhos, que ficaram com ele até os últimos momentos, em Zurique.

O novo presidente da Ferrari é o ítalo-americano John Elkann, neto do ex-presidente da Fiat, Gianni Agnelli, enquanto o egípcio Louis Camilleri, que já dirigiu a Philip Morris, principal patrocinadora da escuderia de Maranello, será o CEO. Antes de se afastar, Marchionne acumulava os dois cargos.

– Infelizmente, o que temíamos aconteceu. Sergio Marchionne, homem e amigo, se foi. Acredito que a melhor maneira de honrar sua memória é construir o legado que ele nos deixou, continuando a desenvolver os valores humanos de responsabilidade e abertura dos quais ele foi o mais fervoroso campeão. Minha família e eu seremos eternamente gratos pelo que ele fez. Nossos pensamentos estão com Manuela e seus filhos Alessio e Tyler – disse Elkann, após o anúncio do falecimento.

OUTRAS NOTÍCIAS