Estrutura orgânica encontrada na Amazônia intriga cientistas

objeto-3

objeto-3

Uma estrutura orgânica misteriosa encontrada na Amazônia peruana, em junho, está deixando cientistas intrigados. O material, que parece uma pequena torre envolvida por uma cerca branca, foi encontrado pelo estudante norte-americano Troy Alexander, enquanto ele fazia pesquisas para a pós-graduação próximo ao Centro de Pesquisa Tambopata, no sudeste do Peru.

Em entrevista ao site Wired.com, Troy contou que a primeira estrutura foi encontrada embaixo de uma lona usada como proteção para os pesquisadores. Intrigado com o achado, ele decidiu fotografá-lo. Dias depois, encontrou a mesma estrutura, todas com cerca de dois centímetros de diâmetro, em mais três troncos de árvores na selva local.

Até o momento, ninguém foi capaz de identificar as estruturas. As principais suspeitas são que o material seja um fungo ou mesmo teias feita por uma aranha da região.

Por meio da internet, especialistas de todo o mundo têm debatido a origem da estrutura misteriosa. Após receber as fotos de Troy, Phil Torres, um biólogo de Tambopata, postou um link no Twitter com as fotos, perplexo.

William Eberhard, um entomologista do Instituto de Pesquisa Tropical Smithsonian, disse ao Wired.com que não tinha ideia do que fez ou o que era o material. Já Norm Platnick, curador emérito de aranhas no Museu Americano de História Natural, acrescentou: “Eu vi a foto, mas não tenho ideia de qual o animal pode ser responsável por montá-la”.

Alguns especialistas sugeriram que o material foi criado por uma espécie de mariposa, conhecida por tecer casulos em formatos semelhantes às estruturas encontradas pelo estudante.

OUTRAS NOTÍCIAS