Enem 2022:Veja como a arte contemporânea pode aparecer no Exame Nacional

popart-600x400-1

A arte contemporânea é um dos movimentos artísticos que podem aparecer no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos que farão a prova devem buscar entender qual é a relação entre os artistas contemporâneas e a globalização impulsionada pelo avanço tecnológico.

A principal característica do movimento é propor expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras. Com mais liberdade, os artistas passaram a desenvolver trabalhos que questionam o mundo da arte e apresentam uma fusão entre diversos estilos artísticos.

A professora de artes Tacianne Feitosa, do EstudoPlay, recomenda que os estudantes foquem, principalmente, em artistas como Andy Warhol (1928-1987), pintor e cineasta estadunidense; Anselm Kiefer (1945-), pintor alemão; Banksy (1974-), artista de rua britânico; Hélio Oiticica (1937-1980); e Cildo Meireles (1948-), escultor e pintor brasileiro.

Os principais movimentos artísticos ligados à arte contemporânea são: Pop Art, Minimalismo, Hiper-realismo, Land Art, Street Art, Body Art, instalação e fotografias.

“Deve-se atentar apenas para a ideia de que na Body Art não tem como meta criar produções sobre o corpo, mas usar o corpo como suporte para a realização do trabalho artístico; o corpo é a tela para que se realize uma arte nele”, explica a professora Feitosa.

Uma das performances mais conhecidas da arte contemporânea foi a realizada por Marina Abramović no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa), em 2010. Durante a exposição, a artista se sentou em uma cadeira e os visitantes do museu poderiam se sentar na sua frente enquanto Abramović permanecia em silêncio.

 

Fonte: metropoles.com.br

OUTRAS NOTÍCIAS