Enem 2022: Veja como Química Orgânica pode cair no Exame Nacional do Ensino Médio

Young man studying while wearing headphones. Male is sitting at table in cafeteria. He is in university.
Young man studying while wearing headphones. Male is sitting at table in cafeteria. He is in university.

A química orgânica é um dos principais e mais recorrentes conteúdos na prova de Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A área estuda principalmente os compostos formados por carbono, suas funções orgânicas, combustíveis e reações orgânicas. Para a prova, os alunos devem saber identificar e nomear as diferentes funções orgânicas e entender como funcionam as suas interações.

A base da química química orgânica está no carbono, com número atômico igual a seis, número de massa 12 e que pode realizar até quatro ligações químicas.

O professor de química Gustavo Pinheiro, do EstudoPlay, destaca que os estudantes devem entender os compostos orgânicos formados apenas de carbono e hidrogênio dentro das funções oxigenadas. Como, por exemplo, o álcool, aldeído, cetona e o ácido carboxílico.

Além disso, o professor ressalta a importância de saber reconhecer a polaridade de cada composto químico presente dentro da química orgânica.

“A polaridade é uma propriedade extremamente importante, reconhecer sua molécula polar ou apolar, isso faz o aluno diferenciar, não a solubilidade entre os compostos orgânicos. Mas também as forças intermoleculares presente nesse composto orgânico”, reforça o docente.

Para o Enem, Pinheiro sugere que o estudante saiba nomear os compostos orgânicos. A nomenclatura de cada grupo é orientada pela seguinte ordem: prefixo (composto principal), infixo (ligações simples, duplas ou triplas) e sufixo (função orgânica).

Confira os prefixos utilizados:

Met: um carbono no composto;
Et: dois carbonos;
Prop: três carbonos;
But: quatro carbonos;
Pent: cinco carbonos;
Hex: seis carbonos;
Hept: sete carbonos;
Oct: oito carbonos.

O Enem costuma ter questões que exploram a ligação entre o conteúdo estudado e o cotidiano do candidato. Dessa forma, o professor do EstudoPlay avalia ser importante entender os hidrocarbonetos.

Além disso, o exame pode ter perguntas que vão desde os compostos responsáveis pelo mau cheiro do peixe até a metilamina (CH3–NH2).

 

Fonte: metropoles.com.br

 

OUTRAS NOTÍCIAS