Enem 2022: Confira os livros que você precisa ler para gabaritar a prova de história

gettyimages-1371254475-612x612-1

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta com questões de diversas disciplinas. Dessa forma, estudantes devem ficar atentos a conteúdos que foram estudados durante todo o ensino médio e também focar em interpretação de texto. Levando isso em consideração, o professor Dinho Zâmbia, do EstudoPlay, separou algumas dicas de livros de história para quem irá realizar a prova em novembro deste ano.

Os livros são os melhores aliados para os estudantes que estão se preparando para o Enem e desejam aumentar o seu repertório sociocultural, principalmente para o desenvolvimento de uma boa redação na prova.

Brasil: uma biografia, de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling

Reproduçãocapa do livro Brasil: uma biografia

 
PUBLICIDADE

Uma obra das historiadoras Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling, o livro Brasil: uma biografia apresenta, em 18 capítulos, a história do país desde sua colonização até a transição pós-ditadura militar. Com uma linguagem fluída, as autoras exibem um longo processo de embates e avanços dentro da historiografia brasileira.

Era dos Extremos: o breve século XX, de Eric Hobsbawm

Capa do livro Era dos Extremos: O breve século XX, de Eric HobsbawmCapa do livro Era dos Extremos: O breve século XX, de Eric Hobsbawm

A obra disserta sobre o século XX, mais precisamente do início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, e vai até a queda da União Soviética, no ano de 1991. Eric Hobsbawm é um célebre historiador inglês e um grande nome da intelectualidade.

História do Brasil, de Bóris Fausto

Capa do livro História do Brasil, de Bóris FaustoCapa do livro História do Brasil, de Bóris Fausto

Fausto apresenta ao leitor os mais de 500 anos de história brasileira, mais especificamente entre os anos de 1500 a 2010, da formação do Brasil colonial ao fim do segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Uma Breve História do Mundo, de Geoffrey Blainey

ReproduçãoCapa do livro Uma Breve História do Mundo, de Geoffrey Blainey

Na obra, o autor trata da história do mundo e seus principais acontecimentos, desde o surgimento do homo sapiens no continente africano até os dias atuais. Blainey conta com uma linguagem didática e vibrante para conquistar o leitor.

História Geral e do Brasil, de José Geraldo Vinci de Moraes

Capa do livro História Geral e do Brasil, de José Geraldo Vinci de MoraesCapa do livro História Geral e do Brasil, de José Geraldo Vinci de Moraes

 

Com participação de historiadores consagrados das principais universidades federais do Brasil, a obra percorre a historiografia brasileira indo da colonização do país até os dias atuais. O autor conta com uma linguagem simples, direta e rigorosa para apresentar ao leitor as principais transformações que aconteceram no país nos últimos anos.

Getúlio (1930-1945), de Lira Neto

ReproduçãoCapa do livro Getúlio, Uma Biografia (1930-1945), de Lira Neto

 

Na obra, o autor apresenta como e por qual razão Vargas foi uma das maiores figuras políticas do Brasil no século XX. Presidente do Brasil na década de 30, Vargas foi o líder brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial, em 1939.

Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda

Capa do livro Raízes do BrasilCapa do livro Raízes do Brasil

Na obra, o autor promove uma reinvenção da interpretação brasileira sobre a nação durante a década de 1930. Como o próprio título sugere, o livro investiga as origens da formação do povo brasileiro, se utilizando de teorias do alemão Max Weber.

Fonte: metropoles.com

OUTRAS NOTÍCIAS