Encontrei um bicho na estrada, e agora? Especialista orienta como agir; aprenda

design_sem_nome_2_Wfu9XNM_widelg

Diariamente, pessoas passam pelas estradas ao redor do país. No entanto, nessas viagens, há alguns encontros inesperados para os motoristas e passageiros, que acam encontrando alguns animais na estrada. Algumas vezes, bichos selvagens ou domésticos acabam se perdendo de seu bando, e acabam parando em locais que não adequados para a sua convivência.

Ao BNews PET, o analista ambiental e superintendente estadual substituto do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Alberto Santana, deu algumas orientações sobre como agir quando encontrarmos um animal perdido na estrada.

“Se porventura, um animal silvestre estiver atravessando uma estrada, mas estiver nas mediações do seu habitat, o que deve ser feito é tentar afugentá-lo para evitar que ele seja atropelado, para que ele retorne ao seu convívio, no lugar mais específico, seja aaatinga, mata atlântica e cerrado”, disse.

O especialista também explica qual é a atitude recomendável caso o animal esteja ferido ou debilitado. “Se a rodovia for pedagiada, deve-se ligar imediatamente  para a concessionária para que ela faça o resgate e o encaminhe para uma clínica veterinária, para que, posteriormente, ele ser conduzido para um centro de triagem de animais silvestres, do Ibama ou Inema [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos], no caso, no estado da Bahia”.

O superintendente do Ibama ainda ressaltou que não é recomendado que o animal seja manuseado, seja ele silvestre ou doméstico, e que isso só deve ser realizado por uma pessoa que compreende o comportamento daquele bicho. “O indicado é, de imediato, se for aqui na Região Metropolitana, avisar a Guarda Civil Metropolitana de Salvador, ao Corpo de Bombeiros, ao Inema ou Ibama”, reforçou.

Sobre o resgate de animais domésticos, Santana orienta quais órgãos devem ser acionados para socorrer esse bicho. “Neste caso, deve ser comunicado à prefeitura da localidade de onde o animal estiver, para que a Guarda Municipal, a Defesa Civil do município, a Equipe Ambiental do município se encarreguem a fazer a retirada desses animais”, concluiu.

BN Pet

OUTRAS NOTÍCIAS