Em protesto de servidores no RJ, jornalista Caco Barcellos é agredido

112707-3

112707-3

O repórter Caco Barcelos, da Rede Globo, foi hostilizado e agredido enquanto gravava uma reportagem. Ele acabou sendo expulso do local, sob gritos, vaias, agressões físicas e objetos foram jogados em sua direção. O protesto de servidores, aconteceu na tarde desta quarta-feira (16).

Eles se manifestaram contra pacote de medidas fiscais, proposto pelo governo do estado do Rio de Janeiro. O movimento foi marcado por confronto, tumulto e agressões a jornalistas. Vale ressaltar que a maioria dos manifestantes era de policiais militares, bombeiros e agentes penitenciários.

Junto com Caco, outros três jornalistas foram agredidos por manifestantes, no momento em que faziam a cobertura do protesto, totalizando quatro profissionais.

O repórter Guilherme Ramalho, do jornal O Globo, também foi agredido e impedido de trabalhar. O repórter Gustavo Maia, do portal de notícias UOL, teve o celular arrancado de sua mão com tapa de um manifestante, quando gravava o protesto. O aparelho não parou de gravar mesmo após cair no chão. O rosto do agressor pode ser visto nas imagens. Um repórter do G1 teve a máscara de proteção arrancada de seu rosto e ainda levou um soco no braço. Quando se identificou como repórter, ele foi xingado.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro criticou em nota, divulgada nesta noite, as agressões aos jornalistas. “O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro repudia o recrudescimento das agressões a jornalistas no exercício de suas funções. Hoje, durante as manifestações que vêm acontecendo em frente à Alerj, contra as propostas restritivas ao funcionalismo público, feitas pelo governo do estado, diversos profissionais foram agredidos. Essa prática de agressão a jornalistas está se tornando um hábito nefasto, que fere o direito à informação e espelha o ódio e o desrespeito cada vez mais presentes em determinados segmentos da sociedade”, disse a entidade.

OUTRAS NOTÍCIAS