Em disputa acirrada, Donald Trump é o mais novo presidente do EUA

ng7829502

ng7829502

O destino do resto do mundo foi decidido neste manhã com o resultado das eleições dos Estados Unidos. Pois com a vitória de Donald Trump, ele passa a ter em mãos 16% do PIB mundial e comandar a maior economia e o mais potente Exército do mundo – carregado de armas nucleares e com um orçamento de R$ 2,4 trilhões anuais. Terá também a detenção de um precioso poder de veto no Conselho de Segurança da ONU.

Republicano surpreendeu e contrariou pesquisas e previsões, desta forma Trump é o 45º presidente dos Estados Unidos. A  vitória dele foi projetada por volta das 5h32 (horário de Brasília), após crescer e conseguir vencer em estados que fazem a diferença nas eleições americanas: ele bateu a meta de 276 delegados no estado de Wisconsin, ultrapassando os 270 necessários para vencer no Colégio Eleitoral.

Venceu também nos estados de Ohio, Carolina do Norte, Iowa e Flórida – neste, Hillary liderava com pequena margem e Barack Obama ganhou nas duas últimas eleições. Ele ainda obteve uma vitória histórica no estado da Pennsylvania, onde o partido Republicano não ganhava desde 1988, com George H. W. Bush.

É provável que o empresário e apresentador de TV encontre um cenário favorável ao assumir o cargo: os republicanos dominam o Congresso, com 52 senadores (contra 47 democratas) e 236 deputados (contra 191 democratas).

Em seu discurso, Trump destacou que buscará a unidade do país, prometendo “representar cada cidadão de nossa terra” e “governar para todos americanos”. Até as 8h (horário de Brasília), Trump já tinha 289 delegados e Hillary Clinton, 218.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS