Eficácia de teste de vacina contra a dengue em destaque

unnamed

unnamed

Uma publicação da revista científica inglesa The Lancet, feita recentemente, informa que um dos resultados da fase final de uma pesquisa de vacina contra a dengue apresentou eficácia de 88% contra o tipo hemorrágico da doença, considerado o mais grave. A vacina deve proteger os imunizados contra os quatro tipos de vírus causadores da enfermidade.

Vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL) e profissional de saúde, a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) comemora possível combate mundial à doença. “Essas informações nos dão esperança, uma vez que a dengue é uma doença causadora de tantas tristezas e mortes no mundo. De qualquer forma, não podemos deixar de fazer a nossa parte no combate ao mosquito Aedes Aegypti, evitando acúmulo de água em pneus, caixas d’água, vasos de plantas e garrafas, e evitando também o acúmulo de lixo e entulhos”, afirma a parlamentar.

A pesquisa mostrou ainda redução dos riscos de hospitalizações por dengue em 67% dos casos. Para os quatro tipos da doença, a vacina mostrou eficácia em 56% dos casos depois de três doses, percentual que ultrapassa a meta de redução de mortalidade por dengue estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 50% até 2020.

A previsão é que o estudo seja concluído até o final deste ano; depois, a vacina deverá passar pela avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para ter a aprovação concedida ou não para disponibilização no país. O processo pode levar cerca de um ano.

OUTRAS NOTÍCIAS