É falsa a informação divulgada em redes sociais de que o Japão adotou a ivermectina como política pública de combate à covid

fake-japao-nao-trocou-vacinas-por-ivermectina-28102021191344021

Grupos do Telegram tem compartilhado a informação de que o Japão teria substituído a vacinação por Ivermectina como imunizante contra a Covid. Depois de adotar esta nova estratégia, a doença teria sumido em um mês.

Não é a primeira vez que circula uma informação envolvendo o país asiático e o medicamento. Em fevereiro, o presidente da Associação Médica de Tóquio defendeu o uso da Ivermectina, que ainda não se provou eficaz para tratar coronavírus.

Porém, o Japão nunca chegou a utilizar a substância como política de saúde. A política pública adotada contra a covid naquele país é, na realidade, a vacinação. Em julho, o órgão público de saúde local publicou que a Ivermectina estava em uma lista de drogas sem eficácia comprovada.

Até a publicação desta matéria, mais de 77% da população já estava vacinada com ao menos uma dose e 70% totalmente protegida contra a doença. Os imunizantes aplicados são da Pfizer, Moderna e Astrazeneca.

O Japão é um dos países que melhor enfrentaram a pandemia no mundo, com apenas 146 mortes a cada 1 milhão de habitantes. Para comparar, o Brasil registra 2.835 mortes/milhão e os Estados Unidos 2.228. Vale lembrar que ainda este ano, o país sediou as Olimpíadas.

Informações; R7

OUTRAS NOTÍCIAS