Dia do Arroz: conheça curiosidades e aprenda receitas com o ingrediente

arroz-branco-1666968110469_v2_1170x540.jpg

Proposto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Dia do Arroz é comemorado todo dia 31 de outubro para celebrar o ingrediente que é base da alimentação em diversas culturas. Do risoto ao sushi, o grão é responsável por nutrir dois terços da população mundial e é o terceiro alimento mais consumido no mundo, ficando atrás apenas do trigo e do milho

Asiático no berço e na popularidade Com sete espécies conhecidas no mundo, o arroz teria se originado na Ásia, mais precisamente na China. No entanto, há estudos que contrariam essa teoria e apontam a África e até a América como os “pais” do arroz. Hoje, os cinco maiores produtores mundiais de arroz são, por ordem: China, Índia, Indonésia, Bangladesh e Vietnã. Já no Brasil, segundo o grupo Josapar (detentor da marca Arroz Tio João), o maior produtor é o estado do Rio Grande do Sul e as cidades com maior participação na produção nacional são Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, Dom Pedrito e Santa Vitória do Palmar.

Além do uso culinário, o arroz também é ícone cultural. Sabe por que jogamos arroz nos noivos que saem da igreja depois da cerimônia religiosa? No país, o arroz era símbolo da fartura e jogá-lo nos noivos era o mesmo que desejar abundância ao casal.

Infinitos formatos e usos

O preferido dos brasileiros é o arroz do tipo agulhinha. Já os japoneses, por sua vez, preferem o gohan, um arroz mais pastoso. Porém, além deles, há vários outros, entre os quais:

integral, que também é o agulhinha, mas preservando-se a película que o cobre;

parboilizado, que passa por processo de pré-cozimento industrial;

cateto, igualmente conhecido como arroz japonês, é menor e arredondado;

arbóreo, que é curto e arredondado e matéria-prima para risotos;

carnaroli, com características similares ao arbóreo;

negro, cujos grãos são escuros, curtos e roliços e pedem panela de pressão;

vermelho, que traz sabor característico acastanhado;

basmati, originário da Ásia, com grãos longos e mais finos;

jasmim, também vindo do outro lado do mundo, com perfil aromático;

bomba, que é arredondado e muito usado em paellas;

E além da variedade de arrozes, há também uma infinidade de usos desse ingrediente na cozinha. A começar pelo “fetiche culinário” dos brasileiros daquele arroz sempre soltinho. Entre outros queridos das cozinhas brasileiras, então o arroz de forno, aquele para sushi, risotos, bolinho de arroz e diversas combinações possíveis. 

Fonte: UOL

OUTRAS NOTÍCIAS