Desemprego atinge 31% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos; Mulheres são mais afetadas

06122021184659

O índice de desemprego da população brasileira economicamente ativa em 2021 é de 14,7% e esta taxa é ainda maior entre os jovens de 18 a 24 anos, 31%, sendo as mulheres as mais atingidas. Os dados da pesquisa do IGBE foram divulgados por Gustavo Borges, integrante do movimento Move Bahia, na Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Feira de Santana nesta segunda-feira (06). O objetivo era debater sobre a juventude, educação e emprego em âmbito regional e nacional.

O Programa Jovem Aprendiz possibilitou que Gustavo Borges saísse da triste estatística de desemprego que cerca jovens brasileiros e entrasse para o mercado de trabalho. Neste meio, ele percebeu que existe um contraste entre o grande número de pessoas desempregadas e a necessidade das empresas em contratar mão de obra qualificada, especialmente na área de tecnologia. O Programa também possibilitou a inserção de Diego de Souza, que o considera como um “divisor de águas” para a sua carreira profissional. Estudante de Direito, ele defende a ampliação da política, principalmente para inserir jovens que hoje vivem em situação de vulnerabilidade social.

Além da ampliação do “Jovem Aprendiz”, é necessário garantir que esta legislação seja cumprida, destaca o deputado estadual José de Arimateia. Presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Protagonismo Infanto Juvenil, da Assembleia Legislativa da Bahia, ele lembra que 5% do efetivo de órgãos e empresas deve ser composto por jovens com idade entre 14 e 24 anos, no entanto, ele observa que, na prática, a legislação não é cumprida.

Para facilitar a inserção deste público no mercado de trabalho e tentar reverter o cenário do desemprego, especialmente na Bahia, o Programa Primeiro Emprego, do Governo do Estado, promoveu a contratação de 6.393 jovens em 2021, sendo 4.518 mulheres e 2.069 negros. De acordo com Lonardo Pereira, coordenador do escritório do Programa em Feira de Santana, desta parcela, foram admitidos no município 1.032 jovens, dos quais 683 são mulheres e 298 negros.

O cenário ainda está longe de ser o ideal, observa Mateus Pinheiro. Integrante do Move Bahia e da iniciativa RenovaBR, ele conclama esta parcela da população a participar das tomadas de decisões políticas para garantir a valorização e integração dos jovens no mercado de trabalho, bem como, no progresso do país. “Os jovens são os mais importantes recursos humanos para o desenvolvimento e podem ser agentes essenciais de inovação e de mudança positivas”.

Neste sentido, é importante que sejam realizados debates frequentes sobre políticas públicas voltadas à população jovem, opina o vereador e requisitante da Audiência Pública, Petrônio Lima (Republicanos). Em um aspecto mais amplo, o Pastor Valdemir (PV) analisa que a promoção destas medidas trará consequências positivas para toda a sociedade, especialmente no âmbito da segurança pública. “Quando falta emprego, aumenta a criminalidade”.

A Audiência foi conduzida pelo Pastor Valdemir, que compôs a Mesa de Honra ao lado de Petrônio Lima, do deputado estadual Carlos Geilson, José de Arimateia; do ex-vereador Justiniano França; Mateus Pinheiro; Gustavo Borges e Leonardo Pereira.

Informações: Ascom

OUTRAS NOTÍCIAS