DENÚNCIA GRAVE! Enquanto população da zona rural clama por água para beber e cozinhar em meio a calamidade da seca, Secretaria de Agricultura manda caminhão pipa com água potável para encher tanques de lama para animais de fazendeiros beberem

Capturar1-1

Nesta manhã de terça-feira (24), o vereador Paulão (PSC) usou o seu espaço na casa da cidadania para fazer uma denúncia grave sobre a desconsideração por parte de alguns secretários do governo municipal que estariam fazendo operação tartaruga para desgastar o Prefeito, e assim prejudicando a população, principalmente na situação da seca e falta de atendimentos nos distritos, em especial nas comunidades de Jaguara.

Feira de Santana como um todo e principalmente a zona rural passa por falta de abastecimento de água potável constante nas últimas semanas, e como um dos mais distantes do município, Jaguara sofre ainda mais com o estado de calamidade da seca. Em meio a esta situação, a população clama por água para beber e cozinhar, e esta função quando em locais de água encanada seria da embasa, fato já questionado pelo Edil Paulão do Caldeirão, que convocou o coordenador da Embasa para prestar esclarecimentos na Casa Legislativa.

“O povo da zona rural pagar recibo e não ter uma gota de água na torneira. Em Feira de Santana muitos bairros ficam quinze dias sem cair água, em Jaguara e nas localidades que tem água encanada o povo está sofrendo, a água só cai doze horas da madrugada ou duas horas da madrugada. É no efeito pardal, a rapidinha. O povo da zona rural pagar recibo e não ter uma gota de água na torneira é um crime. O povo não tem água para cozinhar, o povo não tem água para beber, não tem água para lavar a roupa, para tomar banho e essa casa não pode se calar”, lamenta.

Mas em localidades sem o serviço da Embasa, como nas comunidades mais distantes da zona rural, o serviço de abastecimento de água fica a cargo da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, o que aparentemente não está sendo feito da forma correta, chegando até ter casos de desperdício denunciados pela população.

Os moradores vêm reclamando da falta de atendimento da Secretaria para as comunidades do distrito que a meses não tem suas solicitações atendidas, e ainda pior, fizeram a denúncia ao Vereador Paulão do Caldeirão, de que um dos caminhões pipa da Prefeitura sob tutela da Secretaria de Agricultura, que deveria levar água para os tanques das famílias necessitadas, estaria levando a água potável para fazendeiros, e despejando em tanques de lama para o gado beber.

 “Sabe o que fizeram? O povo morrendo de sede lá em Jaguara, pegaram um caminhão de água potável e colocaram no chão. Um caminhão de água potável da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. O povo passando sede e colocaram a água no chão. Eu acho que fazendeiro que precisa de água potável para os gados, ele aluga um caminhão e pega água do rio. Mas colocar água que é para o povo beber, que é do povo carente? Isso é um crime! ”, denuncia.

O vereador Paulão diz não entender atitude do Secretário de Agricultura Pedro Américo, e entrará com denúncia no Ministério Público cobrando respostas para saber o que causou esse descaso com a população carente de Jaguara. “Eu passei para o prefeito Colbert e aguardo providências. Falei também com o secretário Pedro Américo, mas até o momento não tive resposta. Segundo estou sabendo foi ordem dada. ”, explica.

Outros vereadores presentes na Câmara também compartilharam do mesmo sentimento que o edil Paulão, e pediram para que essa operação seja investigada com seriedade. Paulão ainda completa informando que é um dos que mais defende o Governo Municipal, porém não aceita tamanha atitude hedionda contra a população por parte do secretário que manda água para fazendeiros encherem seus tanques de terra transformando água potável em lama para o gado beber enquanto o povo passa cede.

“Feira de Santana vive em estado de calamidade pública por falta de água na zona rural. Em Jaguara não colocam a água, e a gente pergunta ao prefeito Colbert Martins, adianta decreto se existe uma política porca, mesquinha e rasteira contra o homem do campo por parte de alguns secretários? Estão fazendo corpo mole para desgastar o governo e quem paga é a população. Colbert resolve, tem a boa vontade de procurar resolver quando é informado, quem não resolve são alguns secretários malefícios. Eu disse alguns, uma minoria de três ou quatro. Tem secretário que trabalha contra o Governo Municipal. Tem secretário que trabalha contra o Prefeito. Colbert precisa abrir o olho! ”, conta.

OUTRAS NOTÍCIAS