Um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revela que mais de 40% do total de tentativas de golpes no Brasil são realizadas por ligações telefônicas e que entre janeiro e fevereiro de 2021, houve um aumento de 340%. Nos últimos dias a 1ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil (1ª Coorpin) vem investigando uma nova modalidade de golpe praticado contra comerciantes de Feira de Santana.
Segundo o delegado Roberto Leal, coordenador regional da 1ª Coorpin, algumas vítimas compareceram à polícia alegou que receberam ameaças por telefone, ordenando o fechamento do comércio e exigindo o pagamento de valores.
Ainda de acordo com o delegado, os criminosos são de outros estados, mas conseguem dados das vítimas através das redes sociais e alegam que conhecem os familiares. Além de se passarem por membros de facções criminosas, os golpistas também utilizam nomes de delegados para convencer a vítima. Ouça mais detalhes e a orientação do delegado.
Embora seja proibido o uso de celular dentro dos presídios, a maioria dos golpes é praticada por detentos e a polícia orienta não receber ligações desconhecidas ou de códigos de outros estados que a pessoa não tenha nenhum conhecido ou parente.
Fonte: centraldepolicia.olabahia.com.br