Programa corra pro Abraço inscreve pessoas em situação de rua no Ensino Fundamental

curso_online_direitos_humanos_-_gratuito

curso_online_direitos_humanos_-_gratuito

O Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado do Estado (SJDHDS), em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Salvador, inscreve até esta quinta-feira (1º) pessoas em situação de rua que possuem vontade de retomar os estudos no Ensino Fundamental I e II. Os interessados devem comparecer à sede da iniciativa, na Rua Arquimedes Gonçalves, 154, no bairro de Nazaré, na capital, das 9 às 16h, com a carteira de identidade (RG), histórico escolar e cartão do SUS, sendo estes últimos não obrigatórios.

“Trata-se de uma ação em resposta a uma demanda crescente dos assistidos do programa em relação ao retorno ao processo de educação formal. Essa é uma iniciativa muito importante, construída de forma muito responsável durante um ano, e temos uma expectativa grande de que isso signifique uma virada e um reforço no processo de cuidado para as pessoas que trabalhamos e que vivem em extrema situação de vulnerabilidade ou em contexto de uso abusivo de drogas”, ressalta a coordenadora geral do programa, Trícia Calmon.

No início de 2017, o Corro pro Abraço iniciou as oficinas de incentivo à leitura e escrita em decorrência das demandas de inserção profissional dos assistidos. “Identificarmos que a maior parte do grupo que trabalhamos possui o ensino fundamental incompleto”, diz a coordenadora. Com a equipe, ela elaborou a proposta das oficinas que ocorrem na sede da ação, tendo como propósito “enfrentar essa barreira em relação ao mercado de trabalho, estimulando o retorno destas pessoas à escola. Conseguimos conectar as oficinas de arte-educação feitas nas ruas, com as oficinas realizadas na sede”.

Segundo ainda Trícia, as pessoas acompanhados pelo Corra pro Abraço que já tinham Ensino Médio também se inspiraram a partir das oficinas e estão pensando em desafios ainda maiores. “Estamos em parceria com o Instituto Cultural Steve Biko para os assistidos participarem do cursinho pré-vestibular. Ano passado, tivemos a experiência de um assistido que participou do curso e tirou uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”.

OUTRAS NOTÍCIAS