Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

Concurso INSS: Expectativa é de 7.575 vagas em todo o país

Concurso INSS: Expectativa é de 7.575 vagas em todo o país

Concurso INSS: expectativa é de 7.575 vagas em todo o país. O Orçamento de 2022 do governo do presidente Jair Bolsonaro prevê a contratação de mais de 43 mil servidores públicos federais. Entre os concursos que estão com editais prestes a serem lançados, está a realização do concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O pedido do concurso surgiu do próprio INSS. O órgão prevê o preenchimento de 7.575 vagas para todo o país, sendo 6.004 para o cargo de técnico do seguro social e 1.571 para analista do seguro social.

A expectativa é de que o certame seja realizado antes das eleições 2022. Com isso, espera-se que a publicação do edital ocorra até o início de julho.

Concurso INSS: Requisitos e valor dos salários

CARGO: TÉCNICO – Para concorrer ao posto de TÉCNICO é necessário ter ensino médio completo. O salário inicial é de R$ 5.447,78.

São 6.004 vagas para Técnico do Seguro Social  nas seguintes áreas:

  • 2.938 vagas para análise reconhecimento de direito RGPS;
  • 734 vagas para combate à fraude;
  • 216 vagas para serviço de apoio ao reconhecimento de direito;
  • 40 vagas para serviço de atendimento de demandas judiciais;
  • 34 vagas para serviço de cobrança administrativa;
  • 46 vagas para análise de reconhecimento de direito RPPS;
  • 1.996 vagas para recomposição do quadro de aposentados até 2023.

CARGO: ANALISTA – A remuneração inicial é de R$ 8.357,07. Para concorrer ao cargo, a exigência é de formação superior em áreas de atuação com: (administração, comunicação, engenharia, pedagogia, serviço social, psicologia, direito, letras,  arquitetura e ciências sociais, entre outras).

São 1.571 vagas para Analista do Seguro Social nas seguinte áreas:

  • 463 vagas para serviço social;
  • 702 vagas para reabilitação profissional;
  • 406 vagas para recomposição do quadro de aposentados até 2023.

O Ministério Público Federal (MPF) já vinha cobrando o concurso do INSS. Inclusive, já encaminhou recomendações ao Ministério da Economia para que autorize a realização de concurso público para a recomposição da força de trabalho do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Para realizar esse concurso com 7.575 vagas, o INSS aguarda agora o aval, por parte do Ministério da Economia.

As oportunidades deve abranger os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins, e no Distrito Federal.

Informações; informebrasil

OUTRAS NOTÍCIAS