‘Comércio no Uber’: Aumenta número de motoristas por aplicativo que empreendem vendendo mercadorias e serviços durante corridas

WhatsApp Image 2023-12-28 at 11.54.13

O número de motoristas por aplicativos que procuram alternativas para complementar a renda, aumentaram no Brasil, seja com vendas de água, carregadores de celular, maquiagens, doces e até mesmo, semi joias. Se você ainda não pegou um carro por aplicativo com algum tipo de lojinha móvel, com toda certeza, vai pegar. Em Feira de Santana, na Bahia, Alan Michel Farias Moraes, é motorista por aplicativo há dois anos e empreende desde os dezesseis anos. Hoje com 34, é casado e pai de duas filhas e continua a empreender, mas de uma forma diferente. Ele vende entre as corridas que faz no seu Peugeot 307, anéis de moedas antigas, que custam cerca de R$ 12,00.

Em uma entrevista ao Caldeirão do Paulão, Alan Michel falou sobre o seu espírito empreendedor e a forma como iniciou a sua trajetória profissional no ramo.

“Eu comecei a empreender dentro do colégio, quando levava algumas coisas para vender na escola e já fui proibido de vender dentro da escola uma vez. Eu sou filho de dois empreendedores, meu falecido pai sempre trabalhou com vendas, minha mãe também, os dois trabalhavam no ramo de beleza, forame e são ótimos vendedores. Todos os meus irmãos são vendedores também e isso veio de berço, então desde os dezesseis venho empreendendo alguma coisa e expandindo o trabalho para o ramo digital, o qual é o futuro do presente, mas sempre faço o trabalho físico, mas com a intenção no digital”, explica Alan.

Segundo o motorista por aplicativo, a reação dos clientes é muito positiva ao se deparar com os seus produtos. Uma viagem que costuma ser monótona, passa a ser uma viagem de conversa e negociação.

“A reação dos clientes tem sido uma reação muito positiva, de surpresa por não esperar entrar em um carro assim […] principalmente do público feminino que são 95% dos nossos clientes, o público feminino se destaca muito”, comentou.

Alan Maciel não esconde seu lado empreendedor em nenhum momento, no meio da entrevista ele aproveitou para apresentar um produto que não conseguiu apresentar na viagem por ser curta. Segundo ele, quando a viagem é longa, consegue apresentar com mais detalhes.

“Inclusive, quero aproveitar a oportunidade, se possível também, para falar de um produto que ele não é físico, que tenho indicado e feito clientes […] quando vou falar desse produto, eu pego uma corrida mais longa porque é muito simples, mas gera muita pergunta. É possível hoje, nós baianos, ter descontos na luz de 10% na conta de energia, pode escolher quem fornece a sua energia e, outra coisa, contribuir para o meio ambiente porque é energia limpa e renovável”, explicou Alan.

No empreendedorismo móvel de joias, Alan tem uma margem de lucro de 50% a 200% e, encoraja outros motoristas a complementarem sua renda com a venda de produtos.

“No ramo das joias, vai gerar cerca de 50% a 200% de lucro dependendo do produto, e deixo aqui a oportunidade aqui para os colegas motoristas que também querem ter uma renda extra revendendo produtos […] de público feminino, as dez querem comprar, mas cada dez mulheres que entram, umas cinco ou seis compram, então está assim meio a meio, mas aquelas que não compram no momento compram depois. Em relação ao lucro, é muito maior nas vendas do que nas corridas”, comentou.

Ao finalizar a entrevista, o motorista e empreendedor, Alan Michel, fala sobre as suas expectativas para 2024 e os seus desejos para um futuro com mais consciência ambiental.

“As minhas expectativas para 2024 são ótimas e muito positivas, estou muito entusiasmado porque a cada dia que passa as pessoas têm se conscientizado na questão ecológica, então isso me deixa motivado, eu trabalho na questão da energia solar e também, no ramo das joias, as pessoas sempre gostam de estar se arrumando, as pessoas estão se cuidando, não só na parte interna, mas externa também. Então, as expectativas são boas. Continuar plantando amor, paz e trabalho”, finalizou.

Redação/ Domynique Fonseca.

OUTRAS NOTÍCIAS