Comendo Fora: Jovem acumula seguidores com perfil de dicas de points bons e baratos para comer bem em Feira de Santana

WhatsApp-Image-2023-06-20-at-19.52.12-3

Imagina estar com aquela fome e não saber de nenhum lugar por perto para ir? Ainda mais que tenha uma comida boa e com um preço que cabe no bolso, ou até conhecer um lugar totalmente inesperado, mas que acabou sendo muito bom? O perfil no instagram @comendofora_fsa resolve seus problemas, afinal, quem não gosta de comer em um lugar bom e barato?

A página é de uma jovem feirense chamada Giovanna Cruz, natural do bairro Queimadinha, que começou como um hobbie, mas pouco tempo depois se tornou coisa séria, e hoje acumula mais de cinco mil seguidores com mais pessoas seguindo a cada dia.


Para entender um pouco da história do perfil, conversamos com a proprietária que conta que tudo começou porque ela sempre gostou muito de sair, e para ela qualquer lata batendo já era motivo para ir, inclusive costumava sair muito com seus pais, e por volta de 2017, começou a ir para lugares diferentes, conhecer outros lugares na cidade.

“Comecei a perceber que Feira tinha muitos lugares diferentes, muitos lugares legais muito massas, com comida boa, com preço e atendimento bons, mas que não tinham divulgação, aquela portinha de comida caseira, mas que os donos não entendem muito de internet e redes sociais, alguns não tinham nem Instagram, e se tinham não sabiam gerenciar, e por isso não eram muito conhecidos. Então eu procurei para ver se existia uma página que fizesse isso aqui em Feira e só encontrei em Salvador e achei genial a ideia, sair andando por aí conhecendo diferentes lugares e falando sobre esses lugares, então pensei, Feira precisa de uma página dessas, foi ai que tudo começou”, explica.

Hoje ela mora na Mangabeira, e já rodou os quatro cantos da Princesa do Sertão atrás de lugares diferentes para degustar os mais variados sabores. “Em Janeiro de 2018 nasceu o Comendo Fora Fsa, eu fiquei por muito tempo amadurecendo a ideia, mas um dia fui a uma casa de massas próximo ao Boulevard Shopping com macarrão ao vivo, e gostei tanto que eu quis muito escrever sobre essa experiência, foi então que enfim tomei coragem e criei o perfil e saiu o primeiro post. A partir disso a página que começou do zero veio crescendo aos poucos”, conta.

A jovem conta também que no início nem apareceria, por acreditar que isso seria melhor para que as pessoas pudessem ter uma experiência real do estabelecimento, mas hoje isso não é uma possibilidade. “Tudo foi muito um passo após o outro, primeiro veio esse do macarrão, depois escrevi sobre um restaurante mexicano maravilhoso que eu fiquei apaixonada, foi sendo assim e a página foi ganhando seguidores”, diz.

No início escrevia apenas sobre os lugares que ia e pagava para comer com parentes ou amigos, mas logo a coisa foi ficando séria, e o que era um hobbie, virou uma forma de ganhar uma renda extra e se divertir no processo. “Os estabelecimentos começaram a encontrar a página e me chamar para fazer degustações e escrever sobre seus estabelecimentos, algumas vezes por permutas, mas fui profissionalizando a página e os serviços, até que hoje é um dos meus trabalhos mais importantes”, fala.

Ela conta que já chegou a ter um retorno de um dos parceiros que seu estabelecimento lotou por conta de uma de suas postagens e que muitos que foram até o local falaram que eram seguidores da página, que descobriram pela indicação. “Não tem preço hoje eu ouvir de um parceiro por exemplo que já tiveram mais de sessenta mesas em seu estabelecimento só de seguidores do perfil, só que ela saiba porque disseram a ela que eram seguidores, fora os que foram e não disseram. É muito gratificante ver um local que estava em um lugar escondido, mas que tem um produto muito bom, uma comida sensacional, um atendimento de excelência e um preço ótimo, mas que estava sempre com pouco movimento de clientela por não ser conhecido, depois começar a ter um maior número de frequentadores, ganhar clientes fiéis que se apaixonam pelo lugar, por conta do nosso trabalho”, expõe.

 

Mas infelizmente nem tudo são flores, Gio, como também é chamada, relatou para nossa entrevista que quando a página estava com cerca de mil seguidores ela desanimou e deixou o projeto em hiato por um tempo. “A página já estava crescendo em um ritmo legal, mas eu acabei desanimando por conta do mercado que não é fácil. Todo mundo acha que é muito simples você ter uma página no instagram, blogueirar como dizem, mas existe uma questão que é a valorização do trabalho na internet principalmente nas redes sociais. Mesmo com a página hoje sendo bem maior e tendo excelentes resultados, ainda existem muitos empresários, donos de negócios e pessoas em geral que desacreditam do valor da página e desse trabalho de divulgação”, lamenta.

Em vários casos, relatou a jovem, os estabelecimentos queriam que ela trabalhasse de graça. “Aquilo ali é realmente um trabalho, envolve muito tempo, dedicação e profissionalismo, seja para escrever os textos, pensar em como fazer as gravações, as fotos, como vai ser o post, como mostrar cada produto e cada lugar, editar tudo isso até chegar no produto final que é a publicação, e ainda nem falei sobre os métodos de fazer isso engajar, para que realmente seja uma divulgação efetiva, que gere clientes para o estabelecimento, é muito suor e trabalho”, reforça.

Mas depois que o desanimo passou, Giovana voltou com a página com ânimos revigorados por volta de outubro de 2022, e em janeiro de 2023 reforçou ainda mais seu trabalho, e desde então vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e no coração dos seus seguidores, que sempre enviam os feedbacks dos locais que visitam por recomendação do Comendo Fora Fsa.

“Desde que voltei com tudo, a página só cresce, graças a Deus, tem crescido bastante nos últimos meses, chegamos a marca de 5k, e cada dia mais seguidores vem até o perfil, e eu devo tudo aos meus parceiros, aos meus seguidores. Eu costumo dizer que sozinho a gente não faz nada, não adiantaria nada eu ter a página se não existissem pessoas para ler, para confiar, que queiram investir seu dinheiro nos lugares que a gente recomenda. Hoje a gente já consegue monetizar um pouco o Comendo Fora, e vamos profissionalizar cada vez mais o perfil, até para que as pessoas entendam que é realmente um trabalho que a gente faz, que, apesar de ser divertido, as vezes é muito estressante. Mas eu adoro o que eu faço, e apesar dos perrengues vale muito a pena no fim do dia”, agradece.

E o @comendofora_fsa não planeja parar por aí, mesmo atingindo a marca de 5 mil seguidores, a proprietária do perfil diz que continuará trabalhando para que a página cresça cada vez mais, e com isso eleve o nome de Feira como uma cidade que tem sim locais divertidos, de qualidade, com comida boa, e que cabe no bolso de todo mundo.

“Apesar do perfil ser ainda pequeno comparado a outras páginas do seguimento por aí, nosso alcance é muito maior, as estatísticas dos nossos conteúdos são fenomenais, o retorno dos nossos parceiros e o feedback dos seguidores é sensacional. As vezes não do nem conta de responder todo mundo, tem dias que preciso parar duas horas para conseguir responder todas as interações, e isso me deixa muito orgulhosa”, completa.

Giovana nos contou que acredita que projetos como o do Comendo Fora é o que Feira precisa para que as pessoas que moram ou passam pela cidade, que é um dos maiores entroncamentos rodoviários do país, possam encontrar lugares interessantes. “Feira precisa mostra que tem sim lugares bons, que as vezes passam despercebidos, ou ficam um pouco escondidos, desmistificar alguns lugares que as vezes as pessoas até conhecem e tem vontade de ir, mas não vão por não saber se caberia no bolso por exemplo, e assim tirar da nossa Princesa do Sertão o estigma de uma cidade que não tem variedade de opções de lazer”, conclui a jovem dona do perfil.

OUTRAS NOTÍCIAS