Com mais de 162 mil inscrições confirmadas, Bahia tem o maior nº de candidatos aptos do Nordeste no Concurso Unificado

trança

A Bahia lidera o ranking do Nordeste em número de candidatos aptos para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com 162.701 mil inscrições confirmadas, segundo informação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). No total, 2,14 milhões de pessoas vão poder participar do certame no país.

Em comparação com os outros estados, a Bahia ficou em quinto lugar, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais. Juntos, os cinco estados respondem por quase 50% dos candidatos.

No entanto, segundo o MGI, quando a análise leva em conta a relação entre o número de pessoas com mais de 18 anos com inscrições confirmadas e a população total, a Bahia cai para a 16ª posição, com 1,43% de inscritos.

Salvador é a quarta cidade entre os 20 municípios com mais inscritos confirmados: são 68 mil na capital baiana, que ficou atrás de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Conforme detalhou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, 200.782 mil inscrições para o CNU partiram da Bahia. Ou seja, 38.081 pessoas não efetuaram o pagamento da inscrição e não vão poder realizar a prova.

Em todo Brasil, os candidatos estão em 5.555 dos 5.570 municípios do país ou 99,7% do total. Dos mais de 2,14 milhões de candidatos aptos a prestar as provas, as mulheres representam 56% do total , com 1,2 milhão, enquanto os homens somam 44%, com 938 mil.

No caso das inscrições confirmadas de candidatos que solicitaram cota, a maior parte foi preenchida por pessoas negras, com 420.793 inscritos. Na sequência aparecem as pessoas com deficiência , com 45.564, e indígenas com 10.444. No caso das pessoas que solicitaram Atendimento Especial, como as lactantes, elas chegaram a 54.219.

Concurso Nacional Unificado

São 6.640 vagas disponíveis, distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal. As provas serão aplicadas no próximo dia 5 de maio em 220 municípios brasileiros.

Na Bahia, 18 cidades serão sede para aplicação das provas:

Os postos de trabalho também são espalhados nas regiões do Brasil. As opções sediadas na Bahia são para as funções de analista administrativo, analista em reforma e desenvolvimento agrário e engenheiro agrônomo no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e para órgãos como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O CNU permite a inscrição para a disputa por vagas em mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático, com o pagamento de uma única taxa de inscrição.

Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, com base na nota alcançada.

A divulgação dos resultados das provas objetivas e as preliminares das provas discursivas e redações está marcada para 3 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho.

Já a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará no dia 5 de agosto.

Informações extraídas do site G1 Bahia

OUTRAS NOTÍCIAS