Coelba investe R$ 800 mil para a Micareta de Feira de Santana

Coelba-1-660x330

Coelba-1-660x330

Um dos carnavais fora de época mais disputados da Bahia começa no dia 19 de abril e a Coelba trabalha desde o mês de janeiro para garantir a segurança e a energia durante os quatro dias da festa. Ações de manutenção preventiva e de melhoramentos na rede elétrica são realizadas, todos os anos, nos circuitos da micareta de Feira de Santana.

Para a festa, também foram implantados 22 novos postes e construídos 2 Km de rede para atender novas cargas. A expectativa é de que, para a micareta, sejam feitas ligações para 327 barracas, 22 camarotes e 927 refletores. A concessionária instalou novos transformadores, sensores de curto-circuito e colocou placas de sinalização nas redes localizadas no circuito da festa.

A novidade para 2018 é a instalação de equipamentos religadores telecomandados, para proteger o sistema elétrico e possibilitar manobras de transferência de carga por telecomando para outros alimentadores da área. Isso significa que, em uma possível falta de energia, os religadores atuam para reestabelecer mais rapidamente o serviço, o que resulta em redução do tempo da interrupção de energia no local.

Tudo isso, para garantir o suprimento de energia para as cargas adicionais para que a Micareta aconteça. A manutenção preventiva incluiu a inspeção de 124 km da Rede de Distribuição e a poda de 1.300 árvores. Um investimento total de R$ 800 mil.

Atendimento – O planejamento da Coelba envolve ainda um esquema especial de atendimento às solicitações de emergência durante os dias de festa. Serão 200 funcionários envolvidos diretamente na Operação Micareta, incluindo equipes trabalhando em locais estratégicos ao longo do circuito da folia. No período da festa, a Coelba também manterá um representante no Centro Integrado de Inteligência da Policia Militar. O acesso às imagens das câmeras espalhadas pelo circuito permite que técnicos da Coelba sejam acionados com maior rapidez e trabalhem com mais agilidade no atendimento às ocorrências relacionadas à energia elétrica. A central de atendimento 116 permanece à disposição para qualquer solicitação.

Ligações provisórias – Para as pequenas cargas, como barracas e barracões, não será necessário solicitar a ligação à Coelba com antecedência. O solicitante deverá apresentar o Alvará, concedido pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, às equipes de campo que estarão realizando as ligações de energia no circuito da Micareta a partir do dia 18 de abril. Vale destacar que só será válido o Alvará com ponto de energia.

Com o objetivo de orientar aos solicitantes de ligação provisória, equipes da Coelba realizaram, em parceria com a prefeitura, reuniões com proprietários de barracões e camarotes para informar sobre os procedimentos necessários para estas ligações de energia e chamaram atenção para a importância de seguir as normas de segurança.

A empresa lembra que as instalações elétricas provisórias internas de barracas, camarotes e barracões são de responsabilidade dos seus proprietários. Por medida de segurança, somente serão ligadas as unidades que estiverem com padrão de entrada em acordo com as especificações técnicas exigidas, com aterramento instalado adequadamente e mediante alvará de funcionamento e de localização da Prefeitura. A empresa ressalta que a ligação provisória fornecida pela Coelba é individual, não podendo ser compartilhada com outra barraca.

No dia 9 a equipe de Operações da Regional Feira de Santana realizou uma fiscalização no circuito da festa, em cima de um trio elétrico, para identificar pontos com necessidade de intervenção de melhoria e/ou de segurança.

Confira algumas dicas de segurança para ligações provisórias:

  • A montagem de barraca e balcões deve ser feita distante da rede elétrica;
  • Não faça ligação clandestina para iluminar barracas ou aumentar a iluminação das ruas. O desvio de energia elétrica implica em riscos de segurança e é crime;
  • Verifique se a instalação elétrica interna da barraca está adequada para suportar todos os equipamentos elétricos e a iluminação;
  • Evitar utilizar fios com emendas, caso isso não seja possível, todas as emendas devem estar isoladas com fita isolante e distante da parte metálica das estruturas;
  • Evite o uso de tomadas tipo “T” ou benjamins – isso pode sobrecarregar e ocasionar curto circuito na instalação;
  • Evite contato com as tomadas ou interruptores de iluminação, caso esteja com as mãos molhadas ou com os pés descalços;
  • É Proibido o uso de serpentinas metalizadas, de balões de publicidade ou de qualquer outro material nas proximidades da rede elétrica;
  • É obrigatório o aterramento das estruturas metálicas.

Principais dicas de segurança para o folião:

  • Em caso de fio caído, não se aproximar e avisar à Coelba.
  • Não jogar serpentina em direção à rede elétrica.
  • Não aproximar “bastão de selfie” da rede elétrica.
  • Não subir em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica.
  • Não colocar enfeites e nem jogar objetos na rede elétrica.
  • Evitar que balões (blimps) e placas de propaganda toquem na rede elétrica.
  • Não direcionar jatos d’água à rede elétrica.

Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, avisar imediatamente à Coelba através do número 116.

OUTRAS NOTÍCIAS