CMPC comemora 10 anos com anúncio de reforma

CMPC comemora 10 anos com an_ncio de reforma Fotos Jorge Magalhaes (10)

CMPC comemora 10 anos com an_ncio de reforma Fotos Jorge Magalhaes (10)

O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) vai passar por reforma. O anúncio da licitação para contratar empresa visando a execução dos serviços foi feito nesta segunda-feira, 7, durante as comemorações pelos 10 anos da unidade de saúde. O termo foi assinado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho.

No projeto estão previstos a reforma da parte elétrica e hidráulica, construção do muro, colocação de revestimento de cerâmica na recepção e nos três consultórios, recuperação do piso, revisão do telhado, além da instalação de divisórias. O valor estimado da obra é de R$ 64.300.

Ao parabenizar a equipe do CMPC, o prefeito José Ronaldo ressaltou que a unidade vem prestando um bom serviço na promoção a saúde de homens e mulheres, com 160 mil atendimentos já realizados desde a sua implantação. “O CMPC é um projeto importante, acertado, e que contribui para a melhoria da saúde da população de Feira de Santana”, reconheceu.

Ele observou que Feira de Santana dispõe de 130 núcleos a serviço da saúde da população, entre Unidade Básica de Saúde, Policlínicas, postos do Programa Saúde da Família (PSF), Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, entre outros.

O gestor municipal também anunciou que nesta segunda-feira foi retomada a realização dos exames de ultrasson da tireóide. Serão disponibilizados 60 atendimentos, por semana. No local ainda são realizados exames da próstata e preventivo, bem como é assegurada a assistência na prevenção a doenças da pele, do câncer de colo uterino e da mama.

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, informou que nestes dez anos, os procedimentos mais procurados foram colposcopia (39.360),  biopsia da próstata (1.260), ultrasson transvarginal (22.740) e punções da mama e tireóide que totalizaram três mil exames.

Ela disse que para a unidade são encaminhados os pacientes que precisam de algum exame mais detalhado para que o médico conclua o diagnóstico. Todos eles são referenciados pelas unidades de saúde.

No CMPC são disponibilizadas também consultas gratuitas com urologista, mastologista e oncologista. Há também acompanhamentos com psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. Prestigiaram o ato, a secretária de Saúde Denise Mascarenhas, a diretora do Complexo Materno Infantil, Charline Portugal, diretora médica do Hospital da Mulher, Márcia D’Amaral, além da coordenadora do CMPC, Kênia Lasse, funcionários e pacientes.

OUTRAS NOTÍCIAS