Chuvas vão ser mais intensas a partir de abril em Feira de Santana

previsao-do-tempo-e-de-chuva-ate-amanha-27-em-feira-de-santana

‘Ano passado foi um ano excepcional onde tivemos chuva desde fevereiro, mas esse ano não, esse ano inclusive foi muito seco em fevereiro’, afirma a chefe da estação climatológica da UEFS, professora Rosângela Leal.

Ao contrário do que ocorreu no ano de 2020 com a grande quantidade de chuvas que caiu em Feira de Santana, o primeiro trimestre de 2021 vem sendo mais seco na cidade.

Ao Bom Dia Feira, a chefe da estação climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), professora Rosângela Leal, destacou que as chuvas devem chegar na região por volta de meados de abril.

‘Essas águas de março aqui em Feira estão meio enganosas, em geral neste mês não chove, março não é um mês de chuva, mas quando chove, chove muito. O período de chuva aqui é em meados de abril, ano passado foi um ano excepcional onde tivemos chuva desde fevereiro, mas esse ano não, esse ano inclusive foi muito seco em fevereiro, em março também, mas já começou a reduzir a temperatura porque chegamos no outono, então é uma questão de radiação solar que diminuiu’, diz.

De acordo com Rosângela, as frentes frias são as grandes responsáveis pelas chuvas na região.

‘Em breve vão chegar essas frentes frias, ainda estamos com a região muito quente, mas as chuvas estão chegando, por agora vão ter pancadas de chuvas isoladas. Os elementos que provocam chuva aqui são os mesmos que provocam em Salvador, só que com menor intensidade. Aqui esquenta muito rápido e não tem a massa de ar para quebrar’, pontua.

Na zona rural, a expectativa do agricultor para a chegada das chuvas é grande. Tradicionalmente, plantam em março para colher em a partir de abril, período que, de acordo com a chefe da estação, coincide com o período das chuvas.

‘A nossa agricultura acompanha esse período, se continuar chovendo, pode-se fazer um novo ciclo e colher novamente porque pode chover até setembro e pegar suas safras. Excepcionalmente, se começar a chover mais cedo ou se a chuva durar mais, pode colher três, já que aqui a gente faz colheitas de 90 dias’, afirma.

Informações: Bom Dia Feira

OUTRAS NOTÍCIAS