Chef perde paladar e olfato devido à covid e fechará restaurante premiado

o-restaurante-sebastians-no-interior-da-inglaterra-1667921628071_v2_900x506.jpg

O restaurante Sebastians — estabelecimento tradicional de Oswestry, na região inglesa de Shropshire — fechará as portas até o fim do ano, anunciou seu chef, Mark Sebastian Fisher. Fundada há 33 anos por Fisher, a casa premiada — que já recebeu duas rosas no prêmio britânico AA Rosette Award for Culinary Excellence, além de dois garfos no Guia Michelin e cinco estrelas na opinião dos clientes no Tripadvisor — terá seu serviço gastronômico encerrado depois que o chef perdeu seu olfato e paladar para a covid-19, informou o jornal The Daily Mail.

 

Seguirá aberto, no entanto, o Sebastians Hotel, acomodação que funciona no andar superior do restaurante instalado em chalés do século 17 e que também tem um serviço de café da manhã reconhecido. Ainda segundo o seu site, a casa deverá manter seu salão para possíveis eventos no futuro. “Perdi todo o meu paladar e olfato por causa da covid-19 e agora estou dependente de outros membros da minha família e da equipe [para degustar] antes de mandarmos a comida ao salão”, relatou Mark ao Mail. Michelle, esposa do chef, comanda atualmente o restaurante ao seu lado, mas ambos decidiram que era hora de encerrar os trabalhos.

“Estamos aqui há 33 anos, eu farei 55 no ano que vem. Nossos três filhos já trabalharam aqui, praticamente desde que nasceram, e eles estão em um momento em que todos têm empregos em tempo integral e queremos que eles possam sair e criar suas próprias carreiras”, justificou ainda. Sem a ajuda extra, o serviço se tornou pesado demais para o inglês. Treinado por outros chefs laureados na França e na Suíça, Mark acredita que este é o momento ideal para fechar porque os custos para manter uma casa aberta têm aumentado muito no Reino Unido. “Acho que muitos outros restaurantes vão fechar”.

O chef, contudo, mantém a esperança de que possa reabrir seu restaurante no futuro. A data de fechamento do Sebastians está marcada para o Ano-Novo e as reservas já estão esgotadas até lá. Há uma lista de espera de cerca de 150 pessoas atualmente. Até então, a casa funcionava com menus sazonais, trocados mensalmente para refletir a variedade e qualidade dos ingredientes da temporada. Em seu comunicado, o casal se diz grato de poder ter servido “cafés da manhã, almoços e jantares de bistrôs franceses, festas de Natal e banquetes de frutos do mar”, além de ter recebido milhares de clientes, muitos fiéis.

Apesar de funcionar até 31 de dezembro, o menu de cinco pratos deixará de ser servido em 23 de dezembro. O casal planeja, porém, uma despedida em grande estilo com um menu especial de oito pratos para seu último dia. Mark e Michelle ainda devem anunciar, em data posterior, uma “Experiência Sebastians” para clientes saudosos. O que estará incluso nesta nova programação ainda não foi divulgado.

Fonte: UOL

OUTRAS NOTÍCIAS