Caravana da Música fará nova edição em julho com Diamba em Feira de Santana

caravana-da-musica-fara-nova-edicao-em-julho-com-diamba-em-feira-de-santana

caravana-da-musica-fara-nova-edicao-em-julho-com-diamba-em-feira-de-santana

A Maré Produções Culturais fará uma edição especial do projeto Caravana da Música, a bem sucedida iniciativa que promoveu circulação de nomes de destaque da cena musical baiana por dez municípios do estado de janeiro a março de 2016. Agora será a vez de Feira de Santana receber o projeto, com uma única apresentação da Diamba, em show gratuito na Praça do Fórum, no dia 30 de julho, às 17h. Em sua primeira edição, o Caravana da Música alcançou 15 mil espectadores, mostrando que a música produzida no estado é plural e há uma potência enorme de trocas no interior do estado. A expectativa é que a caravana possa ter continuidade e seguir em 2017.

Para a Maré Produções Culturais, a expectativa é que o Caravana da Música possa ter continuidade, mantendo os artistas baianos em circulação e difundindo essa produção musical consistente, mas que nem sempre tem os meios de alcançar um estado tão grande e diverso. A iniciativa conta com o patrocínio da VIVO, através do Fazcultura e nesta edição, recebe o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.

Além dessa edição extra do projeto em Feira de Santana, a novidade é que neste segundo semestre de 2016, será lançado um documentário, mostrando todos os bastidores do projeto, mas também trechos de apresentação e a reverberação do poder da música junto ao público. Realizado em parceria com a Movida Produtora de Conteúdo, encabeçada pela videomaker Dayse Porto, o filme será um importante registro da cena atual da música baiana.

O show com a Diamba faz parte da celebração dos 20 anos do grupo, seguindo sua busca de inventar novas sonoridades e esquentar o público com seu ritmo dançante. Formada pelos músicos Duda Sepúlveda, o Duda Diamba no vocal; Renato Nunes no baixo e Tilson Santana nos teclados, a banda Diamba se relaciona com a vertente nativa do reggae brasileiro com as particularidades da cultura regional. Para a banda, que hoje conta com mais quatro integrantes, o baterista Iuri Carvalho, o tecladista Paulo Fael e os guitarristas André Lomi e Reman Buchegger, o segredo é manter o reggae sempre em evolução.

Para o músico Duda Diamba, “nesse momento da história quando a cultura precisa chegar com mais urgência nas pessoas, a Caravana da Música completa mais uma temporada, levando através do som de suas atrações uma ideia brilhante de conexão cultural. Nós, da Diamba, agradecemos a confiança e o deleite de participarmos do encerramento, de mais uma temporada, de grande sucesso. Numa Cidade de grande importância na vida cultural da Bahia, estamos chegando com a Caravana e na Mochila um Disco Novo, com Show novo. Setas indicam a direção para nosso grande encontro em Feira de Santana.”

Com sotaque baiano e forma de fazer poesia cotidiana, a Diamba usa e abusa da literatura nordestina e ainda adiciona influências do Rock and Roll e da MPB em suas composições e repertórios. Já as influências do reggae vão de Bob Marley a Steel Pulse. A cadência de notas e a forma de cantar da Diamba são inconfundíveis e, ao mesmo tempo, totalmente globais. Nesses 20 anos de estrada pontuados pela produção de quatro discos e um DVD, gravados de forma independente, a Diamba fez inúmeras apresentações pela capital e pelo interior da Bahia, além das turnês no Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo e no interior de Minas Gerais. Para os músicos, sair da Bahia significa sempre constatar a universalidade da música da Diamba e a abertura de novas portas.

OUTRAS NOTÍCIAS