Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Brasil teve oito mortes por sarampo em 2018, diz Ministério da Saúde

Brasil teve oito mortes por sarampo em 2018, diz Ministério da Saúde

vacina-div

Brasil teve 8 mortes por sarampo em 2018, informou o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (5). Segundo a nota, foram 4 mortes em Roraima (3 estrangeiros e um brasileiro) e 4 no Amazonas (todos brasileiros, sendo 2 do município de Manaus e 2 do município de Autazes). Os estados têm surto da doença e juntos já registraram 1533 casos confirmados de sarampo.

Até o dia três de setembro, foram 1.579 casos de sarampo confirmados em todo país.

No Amazonas foram confirmados 1.232 casos e 7.439 estão em investigação. Já Roraima registrou 301 casos da doença, sendo que 74 continuam em investigação.

Outros estados também apresentaram casos, mas o governo não classifica como “surto”.

Vacinação prorrogada

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomelite foi prorrogada até o dia 14 de setembro na tentativa de que a meta seja alcançada.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças independentemente da situação vacinal e criar uma barreira sanitária de proteção da população brasileira. Todas as crianças com idade de 1 até 5 anos devem comparecer nas unidades de saúde – exceto as que já se vacinaram contra as duas doenças nos últimos 30 dias.

A campanha tem por objetivos:

  • Vacinar quem nunca tomou a vacina;
  • Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas;
  • Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose, informa o Ministério da Saúde, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

OUTRAS NOTÍCIAS