Aumentar o tamanho do pênis é possível? Verdade ou Mito?

aumento-peninano

Como aumentar o pênis é uma dúvida muito comum entre os homens. Será que é possível? Será que existem exercícios para aumentar o pênis ou algum procedimento que garanta esse resultado?

Você está entre aqueles homens que sempre pensam: “Como aumentar o meu pênis?” Então saiba, que essa é uma questão muito antiga nas sociedades, o tamanho do pênis sempre esteve ligado à virilidade, potência sexual, sentimentos de superioridade e força.

É um elemento importante para a própria autoimagem do homem. Por isso, não é incomum que dúvidas sobre como aumentar o órgão masculino possam surgir ainda na adolescência.

Quando o homem chega na idade adulta, para ele, faz muita diferença ter autoestima sobre esse aspecto, especialmente no que se refere às questões de desempenho sexual.

Mas antes de responder a pergunta “como aumentar o pênis”, é preciso que os homens entendam classicamente que a técnica cirúrgica usada para aumento peniano está ligada aos procedimentos funcionais.

Atualmente, com toda essa demanda crescente de homens procurando por este procedimentos de aumento do pênis, tem desenvolvido cada vez mais alternativas para tentar solucionar/satisfazer este desejo, podendo em um futuro próximo oferecer um procedimento seguro/funcional para  estética genital masculina.

Um tamanho de pênis considerado normal pode variar de região para região e até mesmo etnias. Mas em geral, um pênis considerado de tamanho normal no nosso país terá, em média, entre 14,5 e 15,5 cm.

Um tamanho de pênis considerado normal pode variar de região para região e até mesmo etnias. Mas em geral, um pênis considerado de tamanho normal no nosso país terá, em média, entre 14,5 e 15,5 cm.

Homens com um órgão abaixo dessa média muitas vezes podem pensar em como fazer o pênis aumentar. Mas um pênis é considerado realmente pequeno (micropênis) se ele tiver até 7,5 cm em ereção.

Mas um pênis é considerado realmente pequeno (micropênis) se ele tiver até 7,5 cm em ereção.

Quando é necessária uma cirurgia para aumento peniano?

Classicamente só é indicado cirurgia para aumento peniano para homens com as seguintes condições:

Pênis embutido: quando o órgão fica escondido abaixo da pele, por causa do excesso de gordura abdominal ou do coxim gorduroso da pube;

Micropênis: essa condição é muito incomum, está ligada a anomalias genéticas e hormonais. Neste caso, o pênis igual ou menor do que 4 cm flácido  ou 7,5 cm ereto.

Amputações parciais por trauma ou câncer de pênis.

Porém, a tendência de realizar aumento peniano como procedimento estético é uma realidade. Homens com tamanho do pênis normal que desejam aumentar o pênis por questão estética seria uma indicação a princípio só recomendada a título de trabalhos científicos e pesquisas clínicas. Mas várias clínicas já oferecem este serviço e com o avanço da tecnologia esse número irá aumentar.

Homens que sofreram atrofia/diminuição do pênis pelas condições abaixo, também iriam se beneficiar  com medidas de alongamento/ restauração do tamanho e calibre do pênis.

Doença de Peyronie: nessa condição médica, o pênis fica torto devido à presença de placas cicatriciais no interior do órgão. Essa disfunção, normalmente, leva ao encurtamento do pênis;

Disfunção erétil: quando o homem começa a ter problemas de ereção e fica um tempo sem atividade sexual, o órgão sexual pode encurtar, afinar e atrofiar. Muitas vezes, será necessária a implantação de um implante peniano.

Cirurgia de prostatectomia radical (retirada da próstata).

Esses problemas poderão  levar a diminuição do pênis em até  5 cm.

Como aumentar o pênis é uma dúvida muito comum entre os homens. Será que é possível? Será que existem exercícios ou procedimentos?

Como aumentar o pênis: quais as técnicas?

Quando um paciente sofre de qualquer um desses problemas acima, é mais que válido pensar em como aumentar e engrossar o pênis até mesmo por meio de uma cirurgia que será indicada pelo profissional especializado.

Mas quando o homem quer saber como aumentar o pênis naturalmente, algumas técnicas podem ajudar a ganhar um pouco mais de extensão, como a reabilitação peniana, que inclui fisioterapia, vacuoterapia e tração peniana, que vão fazer uma movimentação para esticar a haste peniana.

A reabilitação peniana é muito utilizada quando o paciente passa por uma cirurgia de retirada de próstata, passou muito tempo em inatividade sexual (sem ereções e relações sexuais) e também antes da realização de uma cirurgia de implante de prótese peniana. Para todos os casos, a reabilitação peniana também previne a atrofia peniana e melhora um pouco a qualidade da ereção.

1- Técnicas de tração

Vacuoterapia (bomba de vácuo peniana): melhora o tamanho do pênis e um pouco no calibre;

Extensor peniano: melhora no tamanho do pênis;

Exercícios para tração Jelq: a princípio, não indicado.

2- Injetáveis e preenchimentos (aumentam apenas o calibre do pênis)

Ácido Hialurônico: esse é um tratamento promissor e já está disponível no Brasil. O ganho de calibre é temporário e necessita de reaplicações;

PMMA: tem ganho de calibre permanente, porém taxa de complicação e insatisfação alta.

Enxerto de gordura.

Cirurgias para aumento peniano

Secção do ligamento suspensor do pênis + flap/ retalho em V-Y: ganho de tamanho 1 a 3 cm;

Lipoaspiração da gordura do púbis ou dermolipectomia púbica: expõe a parte do pênis que estava coberta pela gordura;

Correção da sinéquia peno escrotal: rebaixa o escroto, dando aspecto de um pênis maior em alguns pacientes.

Implante do Penuma: aumento do calibre o do tamanho do pênis flácido, por implante de um material que envolve o pênis internamente;

Técnica de desmontagem do pênis + enxerto de cartilagem da costela: cirurgia bastante agressiva.

Técnica de Egydio

Essa técnica é usada principalmente em pacientes que têm Doença de Peyronie e sofreram encurtamento do órgão devido às placas cicatriciais, mas também para pacientes que têm pênis curvo congênito.

Essa técnica já é utilizada desde 1998, e vem sendo aperfeiçoada até os dias de hoje, serve para recuperar a elasticidade dos tecidos do pênis, com o objetivo de recuperar o maior diâmetro e tamanhos possíveis do órgão sexual.

No caso da Doença de Peyronie, com essa técnica, são realizadas múltiplas incisões nas placas fibróticas, formando uma malha, para esticar o pênis no limite do nervo e da uretra com a colocação da prótese peniana.

Além de conseguir alongar o órgão, o homem poderá ter uma ereção totalmente reta, sem as curvaturas que eram provocadas pela doença do pênis torto.

Essa mesma técnica também pode ser usada para a curvatura congênita do pênis (pênis curvo) desde que haja necessidade do implante de prótese peniana.  As incisões poderão ser realizadas em um dos lados do pênis, para forçar que a ereção fique reta.

Exercício pós-operatório da prótese inflável

Para pacientes que colocaram uma prótese inflável e querem saber como aumentar o seu pênis, os exercícios diários de insuflar a prótese também vão ajudar a aumentar o tamanho e o calibre do órgão sexual.

É preciso insuflar por 5 minutos, e quando tiver na extensão máxima, ainda bombear umas 2 vezes mais, mantendo por 30 minutos. Em estudos, já existem resultados que demonstram que se o paciente fizer esse exercício por cerca de 1 ano, ele irá  aumentar e  engrossar o pênis.

Conclusão

Se o homem está com a autoestima baixa pelo encurtamento do pênis em qualquer um dos casos citados acima, a recomendação é buscar ajuda o quanto antes. Especialmente porque quando o órgão sexual não está em pleno funcionamento por um período a partir de 1 ano e meio, a tendência é o encurtamento e atrofia.

Há solução para esses casos. Outra dica é buscar um médico experiente e que tenha conhecimento sobre as novas técnicas e procedimentos relacionados a uma melhor qualidade da vida sexual.

Informações: Dr. Marco Tulio Urologista

OUTRAS NOTÍCIAS