Atentados suicidas deixam mortos no nordeste da Nigéria

000-pp49z

000-pp49z

Atentados suicidas coordenados deixaram 12 mortos no domingo (18) em um campo de deslocados na periferia de Maiduguri, capital do estado de Borno (nordeste), afirmou nesta segunda-feira (19) a Agência Nacional de Gestão de Emergências (NEMA).

De acordo com a Reuters, os ataques foram perpetrados por cinco mulheres-bomba. Nenhum grupo reivindicou o ataque, mas a tática se usar mulheres suicidas em lugares públicos já foi usada outras vezes pelo grupo terrorista Boko Haram.

“A primeira suicida se detonou perto de uma mesquita, matando sete pessoas. A segunda, dentro de uma casa, matando cinco pessoas”, afirmou Victor Isuku, porta-voz da polícia de Borno, afirmando também que 11 pessoas ficaram feridas.

Dalori, palco dos ataques, fica a 10 quilômetros da grande cidade de Maiduguri e abriga dezenas de milhares de pessoas que fugiram de suas casas em consequência do conflito violento entre o exército da Nigéria e Boko Haram.

Em janeiro de 2016, 85 pessoas morreram no mesmo campo, em um ataque executado pelos insurgentes.

O Boko Haram, que jurou lealdade ao grupo Estado Islâmico (EI) em 2015, e a repressão das autoridades provocaram mais de 20 mil mortos e 2,6 milhões de deslocados desde o início da insurreição em 2009.

 

OUTRAS NOTÍCIAS