Após 4 altas consecutivas, vendas do comércio cai em Agosto

Young woman writing make note and doing calculate finance at home office.
Young woman writing make note and doing calculate finance at home office.

A confiança dos comerciantes caiu em agosto após quatro altas seguidas. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 1,8% em relação a julho, para 124 pontos.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25/8) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na comparação com agosto de 2021, o indicador subiu 7,8%.

A intenção de investimentos caiu 0,5%, para 111,7 pontos, com reduções nos itens contratação de funcionários (-1,3%) e estoques (-1,0%).

A CNC atribui o resultado à inflação e os juros altos , que limitam o poder de compra das famílias, principalmente as de menor renda.

“Os níveis de endividamento e inadimplência mais elevados do que nos anos anteriores, especialmente entre as famílias de rendas média e baixa, também podem reduzir o impacto positivo no comércio das maiores transferências de renda”, apontou a CNC, em nota.

O levantamento mostrou piora nas expectativas para o desempenho do comércio em todas as regiões do país, o que não ocorria desde março 2021. As regiões norte e sudeste tiveram as maiores queda das perspectivas para o comércio.

 

Fonte: metropoles.com

OUTRAS NOTÍCIAS