Aplicativo informa se praias estão próprias ou impróprias para banho

aplicativo-praia

aplicativo-praia

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) lançou um aplicativo gratuito que possibilita verificar a balneabilidade das praias de 119 pontos monitorados semanalmente, em 29 municípios da Bahia. De acordo com o Inema, o app está na fase inicial, mas já está disponível para aparelhos com o sistema operacional Android e futuramente no IOS.

Ao baixar o aplicativo, que oferece serviço de busca pelo nome da praia, o usuário poderá visualizar se a praia está própria ou imprópria, com informações do dia e localização do ponto da coleta, foto da praia, além da previsão diária do tempo, tábua das marés, velocidade e direção dos ventos, temperatura do ar, umidade, índice UV e fases da lua.

De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (COTIC) do Inema, Jefferson Lima, o usuário poderá localizar automaticamente (via GPS) as cinco praias mais próximas e as respectivas condições de banho. Ele também poderá selecionar manualmente as que deseja informação.

Elaborado por técnicos do Inema, o projeto conta com recursos do Banco Mundial, através do Programa com Enfoque Setorial Amplo das Áreas de Saúde e de Recursos Hídricos (SWAP Bahia). O coordenador de Monitoramento Ambiental e de Recursos Hídricos do Inema, Ailton dos Santos, afirma que o aplicativo facilita a divulgação dos dados.

OUTRAS NOTÍCIAS