Ações sociais marcam o primeiro ano da Base Comunitária da Rua Nova

86038-3

86038-3

A Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro Rua Nova completa no dia 22 de setembro um ano de funcionamento. Para marcar a data, ações sociais serão desenvolvidas em parceria com instituições e entidades. Nesta sexta-feira (11), haverá apresentação da Orquestra Sinfônica Neojibá, marcando a criação de uma orquestra juvenil em Feira de Santana.

O capitão Victor Espírito Santo, comandante da BCS, explica que além de ter um cunho artístico, a Orquestra tem um caráter social. “Nós pretendemos, com a Neojibá, encaminhar jovens que tenham o feeling e a pré-disposição pra a música, mas também que tenha uma vulnerabilidade social e desta forma utilizar a música para incluí-los socialmente”, observa.

Um simpósio de Polícia Comunitária deve ser realizado no dia 22 na Uefs, fomentando o debate sobre a implementação de bases comunitárias e sobre a filosofia do policiamento comunitário. De acordo com o capitão Victor, a data definitiva deve ser confirmada após confirmação de parceiros. No dia 23, acontecerá a final do concurso de beleza com as jovens da comunidade.

“O principal legado que a gente vai deixar da parceria com Cras, Creas e escolas públicas da comunidade é justamente o pensamento da intervenção pública em forma de rede. Num dado momento, os gestores entenderam que a polícia não pode ocupar uma comunidade de forma tão somente coercitiva, mas sim de forma preventiva . Hoje nós estamos construindo uma rede para que possamos atuar em parceria de forma organizada com esforços para um objetivo comum que é a redução dos índices de criminalidade e elevação do bem estar social”, finaliza.

Naiara Moura

OUTRAS NOTÍCIAS