Retorno do ano letivo em Feira de Santana será em fevereiro de forma remota

img-4

Nomeada na última quinta-feira (07) para o cargo de secretaria Municipal de Educação, a professora Anaci Bispo Paim, que anteriormente já ocupou a gestão da pasta no Município e no estado da Bahia, além de lecionar na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e ser reitora da instituição por dois mandatos, ressaltou, em entrevista ao Bom Dia Feira nesta terça-feira (12), que, apesar da vasta experiência na área, o desafio é maior.

‘Educação em uma cidade como Feira de Santana, que tem um espaço territorial e um contingente populacional como é, o desafio é maior, e nesse momento se torna ainda mais intenso em função da pandemia. Em 2020, para obedecer aos protocolos sanitários, não tivemos aulas presenciais e agora chegou o momento da retomada pedagógica porque não podemos permanecer com os alunos fora do processo de ensino da aprendizagem de maneira nenhuma, é preciso buscar os meios, os mecanismos pedagógicos para que aconteça’, disse.

Com o cenário pandêmico no país, o cumprimento dos 200 dias letivos na rede escolar deixou de ser obrigatório, passando a valer apenas a obrigatoriedade do cumprimento da carga horária mínima de 800h. Exigência que a secretária garante cumprir.

‘Não vamos puder ter atividades presenciais ainda, vamos trabalhar com as remotas utilizando mídias alternativas e interativas diversas para viabilizar a continuidade dos estudos a partir dos 28 dias que foram desenvolvidos e ministrados em 2020, vamos complementar. Se tudo evoluir bem em relação ao controle da pandemia, podemos ter atividades presenciais no segundo semestre ou hibridas, que é a tendência maior, mas não é possível fazer uma previsão precisa agora, o fundamental é que as atividades devem ser retomadas porque não temos condições de que os alunos se mantenham fora desse processo’, ressalta.

O acesso dos alunos ao conteúdo que vai acontecer, inicialmente, de forma remota, deve ocorrer não só por meio da internet, como também pela TV e Rádio.

‘Nós trabalhamos com alunos que tem acesso a rede e alunos que não tem, temos que verificar o que viabiliza mais facilmente o acesso do aluno as mídias utilizadas, pensamos em utilizar tudo que tiver disponíveis, além da internet convencional por diversos meios de acesso que vamos oferecer, também o acesso pela TV e rádio, que é um veículo super importante para o desenvolvimento desse projeto e não podemos deixar de fora, Feira é bem dotada dessa infraestrutura de comunicação que tem acesso mais fácil’, destaca a secretária.

Neste novo ano, o objetivo da secretaria Municipal de Educação é promover a realização de dois anos letivos em um, realizando a complementação do ano letivo referente a 2020 ainda no primeiro semestre de 2021, para que no segundo semestre inicie o ano letivo correspondente a este ano.

‘Não será necessário realizar matrícula para agora porque a matrícula já existe, os alunos já estão na rede matriculados, mas para o segundo semestre de 2021, vamos ter matrícula para ingresso regulado que é correspondente ao ano letivo desse ano, mas isso a gente vai divulgar e orientar quando for necessário’, pontua Anaci.

De acordo com ela, a previsão é de que o início do processo ocorra no mês de fevereiro.

“Estamos tentando agilizar. É preciso ter conteúdos digitais prontos, não temos, precisamos adquirir no mercado, estamos com produtores de conteúdo para serem analisados e debatidos, já estamos trabalhando nisso. Não podemos tomar uma medida que contemple um ano escolar e o outro fique excluído, precisa ser uma proposição que contemple em harmonia todos que estão na rede, teremos que ter também a formação do docente que é fundamental. Para isso, vamos ter que desenvolver um processo eletrônico e isso demanda tempo, mas a ideia é começar tudo em fevereiro”, conta.

OUTRAS NOTÍCIAS