41% dos pacientes vivem com HIV segundo o Ministério da Saúde

variola-dos-macacos-exame-imagem-ilustrativa-doença-mundo-monkeypox-13-600x400-1

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que 41% dos pacientes com casos prováveis ou confirmados de varíola dos macacos no Brasil declararam viver com o vírus da imunodeficiência humana (HIV).

As informações constam no 15º Boletim Epidemiológico da pasta, divulgado nas páginas oficiais do órgão na terça-feira (25/10). O documento reúne dados computados entre 25 de setembro e 8 de outubro.

De acordo com o documento, dos 7.134 registros da doença com informações sobre o assunto, 2.926 declararam viver com HIV. O sexo masculino correspondeu a 99,6% desses casos, e a mediana de idade foi de 34 anos.

O boletim aponta que os pacientes que vivem com HIV e foram acometidos pela monkeypox são maioria entre os hospitalizados. A prevalência de hospitalização foi 44% maior nos indivíduos desse grupo.

A infecção por HIV causa a doença conhecida como Aids e ataca o sistema imunológico do corpo humano, responsável por defender o organismo de doenças.

Segundo o Ministério da Saúde, outros 891 (10,5%) dos pacientes afetados pelo vírus da monkeypox afirmaram possuir alguma infecção sexualmente transmissível ativa (IST).

Dentre os pacientes que vivem com ISTs, a maioria declarou ter sífilis (48,9%). Em segundo lugar, estão os pacientes que afirmaram ter herpes genital (24,7%).

Cenário no Brasil

Segundo o último informe divulgado pelo Ministério da Saúde, o estado de São Paulo concentra a maior parte dos registros no país e tem 4.012 dos casos confirmados. Em segundo lugar, está o Rio de Janeiro, com 1.203 infecções registradas.

Até terça-feira, o Brasil havia computado 9.045 casos positivos de varíola dos macacos. Além disso, 8 óbitos foram confirmados até o momento — o mais recente ocorreu em Minas Gerais. Trata-se de um homem de 33 anos. Com o registro dessa semana, o Brasil passa a ser o país com maior número de vítimas da doença em todo o mundo.

Fonte: metropoles.com

OUTRAS NOTÍCIAS