12 mil vagas ainda estão disponíveis na rede estadual

74405-3

74405-3

Nas 1.369 escolas estaduais dos 417 municípios da Bahia, cerca de 850.096 alunos estão matriculados para o ano letivo de 2015. Dessas instituições as 76 localizadas em Feira de Santana, abriram as portas na última segunda-feira (09/03) para recepcionar os 54.000 estudantes matriculados para esse ano. Aula Magna, palestras e dinâmicas marcaram o início das atividades escolares na rede estadual e isso foi um atrativo a mais para o comparecimento dos jovens, que aproveitaram a oportunidade para conhecer a escola e reencontrar colegas.

Muitas escolas já estão com as vagas esgotadas, a exemplo do colégio Gastão Guimarães onde as 2.200 vagas já foram preenchidas. “O nosso colégio já está completamente lotado, tem muitos pais correndo atrás aqui na direção querendo vagas, mas estamos funcionando com a capacidade máxima, queria ter mais salas para colocar mais alunos”, informou a diretora da instituição, Alfreda Xavier.

Porém a Diretora do Núcleo Regional de Educação (NRE), Eliane Kátia Oliveira, salientou que ainda existem 12 mil vagas em aberto em outras escolas da rede na cidade. “Ainda temos vagas para aquele aluno que não conseguiu se matricular ou perdeu o prazo, ainda temos um saldo de vagas. Então esperamos que esse estudante nos procure para se inserir na rede, pois é importante que toda criança e adolescente na faixa etária tenha seu direito garantido e nós temos vagas para assegurar este direito”.

A NRE é responsável por 109 escolas em Feira e região, e segundo a diretora em todas as instituições o início foi tranquilo. “Todas as escolas iniciaram o ano letivo normalmente, sem problemas, todas as aulas da rede iniciaram hoje”, ressaltou Eliane Kátia.

Um exemplo de inicio de aula bem sucedido foi no Colégio Gastão Guimarães. Na instituição o primeiro dia de aula foi marcado por palestras com ex-alunos, que conseguiram ascender socialmente através do estudo. Assim os novos estudantes terão um incentivo para o ano que está apenas começando. “Tivemos pela manhã uma palestra com um radialista feirense, que foi aluno daqui, tivemos depoimentos de ex-alunos, que passaram no Vestibular, de Medicina e de Engenharia. Pois queremos mostrar para os nossos alunos podem ser doutores também”, ressaltou Alfreda Xavier.

Os alunos ainda estavam um pouco eufóricos com o reencontro de amigos, porém outros já aproveitaram para conhecer a instituição, como Nívia Dias, a jovem de 14 anos é recém-chegada do Rio de Janeiro e cursará o 9º ano aqui em Feira. “Espero conhecer pessoas, fazer amizades, estudar muito e evoluir como pessoa”.

Outros alunos que já estão próximo de concluir os estudos já fazem planos para o futuro, como Matheus Neri, 18 anos e cursando o 3º ano do ensino médio. “Como gosto de Educação Física acho que vou fazer alguma coisa relacionada a esportes, então espero concluir logo este ano para poder ajudar os outros”.

OUTRAS NOTÍCIAS