12 mil crianças são vacinadas contra pólio em Feira

polioo

 

polioo

Quase 12 mil crianças moradoras de Feira de Santana foram vacinadas contra a poliomielite, sábado passado, no “Dia D” da campanha nacional de vacinação contra esta doença, também conhecida como paralisia infantil, e nesta segunda-feira, 10. São duas gotinhas que previnem a doença e que salvam as crianças.

 A meta do município é imunizar quase 38 mil crianças menores de cinco anos – a partir dos seis meses de vida, durante a campanha, que foi iniciada no sábado e termina no dia 21. A contagem está sendo feita diariamente. Os números são repassados pelas unidades e imediatamente contabilizados.

 A vacinação vai continuar nas unidades de saúde. Os pais ou responsáveis pelas crianças deverão levá-las e não devem esquecer a caderneta de vacinação, que serão observadas pelos técnicos, que virão se eles estão incompletos. O último caso da doença no Brasil foi registrado em 1990.

 A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, analisa que os números iniciais estão sendo considerados positivos, quando foram vacinadas mais de 31% da meta foi atingida. “Ao longo desta semana a gente vai intensificar a vacinação nas unidades de saúde, bem como existe a possibilidade de que postos móveis sejam montados”.

 A paralisia infantil é uma doença infecto contagiosa que pode contaminar crianças e adultos, causada pelo poliovirus. Quando chega ao sistema nervoso provoca a paralisia flácida em um dos membros inferiores. A doença foi praticamente erradicada das áreas desenvolvidas do mundo, devido à vacinação em massa. Mas persiste em muitos países asiáticos e africanos. Daí a necessidade da vacinação anual. Com informações da SECOM/PMFS.

OUTRAS NOTÍCIAS