Você sabia? No dia Nacional do Café, Bahia é o quarto Estado maior exportador da semente

Os benefícios do café são diversos e vêm sendo estudados há muito tempo É uma bebida produzida a partir da torrefação das sementes do fruto do cafeeiro, uma planta com cerca de 100 espécies conhecidas.

Comemorado no 24 de maio, o dia Nacional do Café, teve a data definida devido o início da colheita nas principais regiões cafeeiras do Brasil. Essa data comemorativa, considerada a mais importante dos Cafés do Brasil, foi instituída pela Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, em 2005, com objetivo de valorizar e homenagear o produto que é paixão nacional.

Foto: Reprodução/Google

Segundo a ABIC, no nosso País, cada pessoa consumiu, em média, 4,81 kg de café torrado em 2020.O

Brasil é o maior produtor, exportador e segundo maior consumidor de café em nível mundial e a Bahia é o quarto maior produtor de café do país.

O município de Barra do Choça é o maior produtor individual de café arábica do Norte e Nordeste do Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE (2019). Lá, está localizada a Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça (Cooperbac), referência na produção de café no estado

Dados extraídos da ASCOM/GOVBA

 

OUTRAS NOTÍCIAS