Vitória final

CORRIDA

Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta. Hebreus 12:1

Na tradicional corrida de São Silvestre, em São Paulo, ocorreu um fato inusitado em 2019 que deixou os espectadores com um misto de surpresa e espanto. Um rapaz de apenas 19 anos, Jacob Kiplimo, de Uganda, vencia a prova com uma segura distância do segundo colocado, Kibiwott Kandiê, do Quênia. Um narrador que acompanhava o evento descrevia eufórico a vitória que se desenhava. O recorde que perdurava desde 1995 seria quebrado com o desempenho daquele incrível atleta. A alguns passos do fim da prova, o locutor repetia eufórico: “Ele vai bater o recorde!” Até que o impensável aconteceu. No último momento, quando faltavam não mais que alguns metros para atingir a fita, numa arrancada impossível, o segundo colocado ultrapassou aquele que se projetava como o grande vencedor. Para a surpresa de todos, ele rompeu a fita antes de seu oponente e sagrou-se campeão. Assim são as surpresas da vida.

Na jornada espiritual o mesmo pode ocorrer. A Bíblia relata diversas histórias de pessoas que se esforçaram durante toda a vida para fazer o que é correto e deixar um bom exemplo. Em sua corrida com Deus, eles se posicionaram ao lado do que é justo e puro; sacrificaram seus desejos, popularidade e conforto; e enfrentaram a oposição daqueles que discordavam deles. Entretanto, quando menos esperavam, perderam o foco, e o inimigo se aproveitou para lhes roubar o prêmio tão almejado. O livro de 1 Reis conta a trágica história de um profeta, descrito como um “homem de Deus” (13:1), que fora enviado pelo Senhor para transmitir uma mensagem ao rei Jeroboão. Deus ordenara que, após transmitir a mensagem, ele não comesse, não bebesse nem voltasse pelo mesmo caminho (v. 8, 9). No entanto, nos últimos instantes de sua vida, o profeta desobedeceu à ordem divina e acabou pagando o preço.

Episódios como esse nos ensinam que precisamos manter a vigilância constantemente. “Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar em pé diante do Filho do homem” (Lc 21:36). Por isso, não se distraia. Corra até o fim!

OUTRAS NOTÍCIAS