Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Vídeo: “Vamos varrer do mapa a Via Bahia”, diz ministro Tarcísio de Freitas

Vídeo: “Vamos varrer do mapa a Via Bahia”, diz ministro Tarcísio de Freitas

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou, em audiência na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, que o governo federal planeja fazer uma intervenção na Via Bahia, concessionária que opera nas rodovias BR-242 e BR-116. “Vamos assumir o controle da concessão e varrer do Mapa a Via Bahia”, garantiu.

Respondendo a um questionamento do deputado baiano Zé Neto (PT), o ministro disse que a Via Bahia é a pior concessionária do Brasil. Ele contou que o governo já abriu uma disputa judicial contra a empresa. “Ela não quer sair. Estamos enfrentando a questão na Justiça”.

Tarcísio revelou que o governo tem cumprido todas as etapas administrativas e judiciais para retirar a Via Bahia da concessão. Ele afirmou que as primeiras decisões contra a concessionária já foram confirmadas na corte arbitral do Canadá, país onde fica, segundo o ministro, o “braço financeiro” da empresa.

“A Via Bahia tem descumprido o contrato e os acordos assinados com o governo. Eles já tiveram 90% das receitas previstas plano de negócios alcançadas, mas só fizeram 30% das obras previstas em contrato e 0% daquelas que são condicionantes”, ressaltou.

“Temos recebido ofertas da concessionária, dizendo que fazemos tanto em investimento, mas você aumenta minha tarifa em R$0,14. Eu respondo: vamos aumentar tarifa para você fazer o que devia ter feito e não fez? Seria um tapa na cara do usuário”, acrescentou o ministro.

Informações: Toda Bahia

OUTRAS NOTÍCIAS