Vacinados que contraem Covid contaminam muito menos do que os não imunizados, diz estudo

324866-IMAGEM_NOTICIA_0

Uma pesquisa publicada no “New England Journal of Medicine” mostrou que quando pessoas vacinadas contraem a Covid, elas eliminam o vírus mais rapidamente e transmitem muito menos do que os não imunizados. Com isso, ficou constatado que as pessoas que não tomaram a vacina contra a Covid são responsáveis pela maior parte das transmissões.

A pesquisa analisou o contágio da Covid entre pessoas que moram na mesma casa, no Reino Unido, e concluiu que quem não estava vacinado houve o dobro de contaminados.

“Isso é um estudo de vida real, é um dado de vida real que mostra que a vacina pode diminuir a transmissão em cerca de 50%. Isso é muito importante”, disse a epidemiologista Denise Garrett, vice-presidente do Sabin Vaccine Institute, ao Jornal Nacional.

De acordo com a epidemiologista Denise Garrett, vice-presidente de um instituto americano que trabalha para aumentar o acesso a vacinas no mundo, mais de 90% dos casos de Covid estão entre os não vacinados.

“As chances do vacinado se infectar são menores, as chances do vacinado desenvolver uma doença grave são menores e as chances dos vacinados transmitirem também são menores”, explica Denise Garrett.

Até as 16h desta terça-feira (28), a Bahia tinha 9.655.848 pessoas vacinadas com pelo menos a primeira dose da vacina, segundo dados da Secretaria da Saúde (Sesab). Já 5.101.492 completaram o esquema vacinal com a segunda dose. A dose de reforço, por sua vez, foi aplicada em 44.832 baianos.

Em Salvador, o total de vacinados com a primeira dose é de 2.070.522. A segunda dose foi aplicada em 1.210.731 pessoas, enquanto a terceira foi aplicada em 31.239. Os dados são referentes até as 8h25 desta quarta (29) e divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Informações: Folha

OUTRAS NOTÍCIAS